Vacinação contra a gripe seguirá enquanto durarem os estoques

A Secretaria Municipal da Saúde seguirá com a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) enquanto durarem os estoques do imunizante nas 29 unidades básicas de saúde. A Campanha Nacional terminou no dia 31 de maio, mas muitos estados e municípios seguem vacinando.

A imunização está disponível para toda a população acima dos seis meses e não há necessidade de agendamento. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A vacina evita casos graves e óbitos em consequência da doença, além da superlotação nos serviços de saúde.

A maior preocupação da Secretaria de Saúde é com os grupos considerados de risco, como idosos, gestantes e crianças. A cobertura vacinal entre eles é de apenas 25%, com pouco mais de 26 mil doses aplicadas. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90%.

Entre as crianças de seis meses a menores de cinco anos a cobertura é de 20%; gestantes 34%, idosos 41%, professores 24%, pessoas com comorbidades 20% e pessoas com deficiência apenas 2%. Entre o público em geral, foram aplicadas 13.664 doses.

“Manter a vacinação em dia é a melhor forma de evitar doenças e infecções. Já realizamos diversas ações para chamar atenção da comunidade, inclusive com a abertura das unidades aos sábados, mas precisamos da conscientização e da adesão dos moradores”, alerta a secretária da saúde, Rose Meri da Rosa.

Esta é a 25ª Campanha Nacional de Vacinação, que iniciou em 28 de março em Foz do Iguaçu. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

 

  • AMN / Foto: Christian Rizzi/PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *