UNILA e Receita Federal firmam acordo para fortalecer ações na Tríplice Fronteira
A UNILA e a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu oficializaram uma parceria com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é fortalecer a atuação conjunta em projetos voltados à cidadania fiscal e ao intercâmbio de conhecimentos na região trinacional.
O acordo foi assinado pelo delegado adjunto da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Claudio Roberto Caetano Marques, e a reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira. “A assinatura deste convênio com a Receita Federal reforça uma parceria importantíssima para a UNILA. Agora, além de recebermos doações, poderemos construir planos de trabalho para projetos conjuntos. Para a nossa universidade, interagir com as instituições locais amplia nossa capacidade de atuação na região, expandindo campos de práticas para nossos estudantes e mobilizando interesses de pesquisa e extensão para docentes e servidores técnicos”, salientou.
A cooperação técnica contempla iniciativas como o projeto “Cidadania Fiscal – Conheça Nossa Fronteira”, que une esforços da UNILA e da Receita Federal para promover ações de comunicação e interação comunitária, especialmente no contexto dos fluxos de comércio internacional. Entre as atividades previstas estão oficinas, visitas guiadas e palestras voltadas para a comunidade. A execução do projeto também deve contribuir para um maior entendimento, no contexto de pesquisa, da complexidade do trabalho realizado no âmbito transfronteiriço.
O professor Micael Alvino, coordenador do projeto pela UNILA, lembrou que a parceria com a Universidade já era praticada informalmente, mas agora ganha um novo patamar de formalização e expansão. “A Receita Federal realiza o programa ‘Conheça Nossa Aduana’, que apresenta o trabalho da instituição para a sociedade. Ao discutirmos essa iniciativa, percebemos que havia um alinhamento natural com a extensão universitária, pois ambos buscam levar conhecimento e gerar impacto na comunidade. Assim, propusemos um programa conjunto, unindo conteúdos sobre a tríplice fronteira, produzidos por nosso grupo de pesquisa, ao trabalho da Receita na aduana”, disse. Por parte da Receita, o coordenador do projeto é o auditor-fiscal, Guilherme de Andrade Palmieri.
O acordo também prevê o compartilhamento de espaços e recursos entre as instituições, como auditórios e equipamentos técnicos, além de certificação para os participantes das atividades. De acordo com o plano de trabalho, as ações serão desenvolvidas até 2028, promovendo não apenas a disseminação de conhecimento, mas também o fortalecimento das relações institucionais na fronteira trinacional.
Fonte: UNILA-Foto: UNILA