UNILA debate assédio moral e sexual no serviço público em palestra aberta à população
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) promove na próxima terça-feira (29) a palestra “Assédio moral e sexual no serviço público: responsabilidade e prevenção”, aberta ao público e voltada especialmente a servidores públicos de todas as esferas. O encontro será às 18h30, no Auditório do Jardim Universitário.
A convidada para conduzir a atividade é a auditora federal Carla Rodrigues Cotta, diretora de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. A palestra irá tratar dos conceitos e das condutas que caracterizam o assédio moral e sexual, além de atos de discriminação.
“Quando todo mundo sabe do que se trata, fica mais fácil a gente direcionar a conduta que seria a correta”, afirma Carla. Ela acrescenta que o objetivo é também “conscientizar a todos a respeito da mudança de algumas ações, de algumas condutas que em algum momento podem ter sido consideradas como algo normal e que hoje não são mais. Isso também precisa ficar bastante claro”.
Durante o evento, a auditora explicará os canais disponíveis para denúncias, os procedimentos adotados após os relatos e as estruturas necessárias para o tratamento adequado dessas situações.
A atividade integra a programação pelos 15 anos da UNILA e também marca o lançamento de um curso sobre o tema, voltado para servidores da Universidade. Além disso, será apresentada a minuta do Plano de Combate ao Assédio e à Discriminação, que será submetida à consulta pública. A comunidade universitária poderá contribuir com sugestões ao documento.
A participação na palestra é gratuita, com direito a certificado de 4 horas aos inscritos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sistema SIG-Eventos. Estão disponíveis 300 vagas.
Curso para gestores
Além da palestra, Carla Rodrigues Cotta participará de reuniões com a equipe da Corregedoria e com a gestão da Universidade. Ela também fará a palestra de abertura do curso “Responsabilidade na Gestão do Serviço Público”.
Com início previsto ainda em abril e duração até julho, o curso é voltado a todos os servidores da UNILA que ocupam cargos de gestão. O objetivo é capacitá-los para aplicar estratégias de gestão de pessoas e de atividades correcionais com foco na prevenção de irregularidades.
A formação destacará a importância do papel dos gestores na promoção da integridade institucional, diferenciando o trabalho correcional, executado pelas corregedorias, do poder disciplinar exercido pela hierarquia. Os participantes também serão preparados para identificar, prevenir e corrigir desvios administrativos, fortalecendo os princípios éticos e a governança da Universidade.
- Da redação com UNILA