UNILA amplia projetos de extensão com parceria com Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) firmou uma parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (Parquetec) para expandir suas iniciativas de extensão na região de Foz do Iguaçu. Oito projetos da UNILA foram contemplados pelo Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial, garantindo 25 bolsas de extensão para estudantes. A iniciativa abrange áreas como saúde, educação e meio ambiente, e tem como foco atuar em comunidades indígenas, unidades de saúde e escolas públicas da região.

Além da UNILA, outras 16 instituições de ensino superior participam do Programa, que contempla mais de 500 projetos em toda a área de influência da Itaipu Binacional. Segundo a reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, essa parceria é fundamental para fortalecer o papel social das universidades e promover a ciência e a tecnologia na região. “As universidades públicas são peças-chave nas transformações necessárias frente à emergência climática”, afirmou a reitora.

O pró-reitor de Extensão, Rogério Moreira, destacou que o Programa promove uma colaboração entre diversos atores nas comunidades, alinhada às políticas públicas locais e regionais. Além disso, Moreira enfatizou o desafio e a oportunidade de atualizar e requalificar os cursos da UNILA com a meta de integrar 10% da formação acadêmica na extensão universitária.

Os projetos contemplados têm início previsto para outubro de 2024, com duração de um ano. Entre as iniciativas aprovadas, está o projeto “As plantas que curam”, que documentará o uso de plantas medicinais pela comunidade Avá-Guarani em São Miguel do Iguaçu, colaborando com xamãs locais para criar um inventário das plantas usadas para remédios e alimentos. O projeto também visa fomentar políticas públicas baseadas nos saberes tradicionais indígenas.

Outro destaque é o projeto “Cores da Terra”, que utiliza técnicas de pintura sustentável à base de terra para revitalizar espaços comunitários e educacionais. A iniciativa não só proporciona uma alternativa ecológica às tintas convencionais, como também busca envolver e capacitar membros da comunidade para replicar a técnica em outros espaços.

A sustentabilidade também é abordada no projeto que amplia a utilização de resíduos orgânicos para a produção de biogás e biofertilizante em escolas estaduais do Paraná. Esse projeto, já iniciado em 2022, integra disciplinas como física, química e biologia ao ensino médio, promovendo a sustentabilidade e o uso consciente de recursos naturais.

Na área de saúde, o projeto “Educação em saúde sobre plantas medicinais para hipertensos e diabéticos” irá atuar em cinco unidades de saúde de Foz do Iguaçu, promovendo o uso racional de plantas medicinais por essas populações. As atividades incluirão a criação de materiais educativos para serem compartilhados com a comunidade.

A educação e a inclusão de jovens também estão no foco da UNILA, com o projeto “Juventudes e Direitos – A Voz da Juventude”, que há quatro anos produz um programa de rádio sobre as demandas e direitos dos jovens da Tríplice Fronteira. Em 2024, o projeto será ampliado com a produção de podcasts para alcançar um público ainda maior.

Outro projeto de destaque é o “Observatório Latino-Americano da Geopolítica da Energia”, que visa democratizar o acesso à informação sobre transformações tecnológicas, políticas e econômicas relacionadas à energia. A iniciativa oferece eventos abertos à comunidade, debates e minicursos, além de manter um site com publicações científicas sobre o tema.

Por fim, o projeto “SOS Maternidade” promoverá ações de educação em saúde para mães de crianças de 0 a 6 anos sobre o uso seguro de plantas medicinais, buscando garantir o uso consciente dessas práticas tradicionais. As ações ocorrerão em unidades de saúde e no Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.

Com esses projetos, a UNILA reafirma seu compromisso com a comunidade e com a construção de soluções sustentáveis para os desafios da região.

  • Da redação com UNILA

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