UDC e Mackenzie fazem Congresso de Direito Espetacular

Através de uma parceria muito forte entre a UDC e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, aconteceu o XVI Congresso de Direito UDC, que trouxe temas super atuais e palestrantes de peso no meio jurídico e acadêmico.

A parceria entre UDC e Mackenzie, que é antiga e já trouxe de forma exclusiva para Foz e região, os cursos de Mestrados em Direito e em Administração. Por conta também, desse relacionamento forte entre as instituições e da amizade entre o Pró-reitor da UDC Prof. Dr. Fábio Prado e o Prof. Dr. Felipe Chiarellode Souza Pinto, Pró-reitor da Mackenzie, a UDC atualmente oferece, com exclusividade, os Doutorados em Direito e Administração UDC/Mackenzie. “É uma alegria retornar à essa nossa parceira tão importante que é a UDC, me emociono pois, essa é a 1ª vez que retorno depois da pandemia”, disse Chiarello.

O Congresso de Direito da UDC foi um sucesso. Na noite de abertura, Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado, representando o Grupo UDC, recebeu os palestrantes, Ministro de Estado Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida e o Professor Titular da Universidade Mackenzie Dr. Julio Cesar de Oliveira Vellozo.

Prado recebeu também o Diretor Geral do Fórum de Justiça Foz do Iguaçu Juiz Dr. Alexandre Calderari, a Assessora do Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Dra. Gisele Ricobom, o Assistente do Diretor Jurídico de Itaipu Dr. Aldry Lucena, Gerente de Operações de Segurança da Itaipu sr. Fábio Telles, o Presidente OAB Foz do Iguaçu Dr. Victor Hugo Nachtygal, o Secretário de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu sr. Ian Martin Vargas, o Promotor de Justiça de Matelândia Dr. André Quirino, sr. Hamilton Serigheli – Centro de Direitos Humanos.

O Coordenador e a Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da UDC Profº Dr. Sérgio Luiz Candil e Profa. Dra. Isadora Minotto Gomes Schwertner também participaram.

Durante o Congresso, o Pró-reitor fez a entrega dealgumas homenagens em nome do Grupo. Foram homenageados o Ministro Dr. Silvio Luiz de Almeida, o Prof. Dr. Julio Cesar de Oliveira Vellozo, ao Prof. Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto e ao Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. GianpaoloPoggioSmanio: “Ficamos honrados. Agradecemos por todo conhecimento transmitido ao nosso corpo docente, enquanto professores do Mestrado e Doutorado, e aos nossos alunos”.

Fábio Prado falou sobre o Congresso e os palestrantes convidados, citando a honra em receber nomes tão importantes no meio jurídico e acadêmico. “Trouxemos para o Congresso um Ministro de Estado que é professor de Mestrado e Doutorado na UDC, o Dr. Felipe Chiarello, o Dr. Julio Cézar, o Dr. Smanio,todos profissionais de direito fantásticos, reconhecidos nacional e internacionalmente. Trouxemos também a Juíza Federal Dra. Raquel Kunzler Batista e o Delegado Chefe da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Dr. Marco Berzoini Smith. Nossos acadêmicos estão aqui para melhorar de vida e evoluir. Para a UDC é um momento muito importante em que levamos conhecimento de muita qualidade aos nossos estudantes”.

 

A primeira palestra do Congresso de Direito foi ministrada pelo Professor Pós-doutor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Dr. Julio Cesar de Oliveira Vellozo, que falou das relações entre técnica e a humanidade.

O Ministro de Estado Dr. Silvio Luiz de Almeida falou aos participantes sobre o conceito de humanidade que vai sendo construído ao longo da história, correlacionando-o com a ideia dos direitos humanos.

De forma suave e bem humorada, o Pró-reitor da Mackenzie Prof. Dr. Felipe Chiarello iniciou sua palestra compartilhando histórias pessoais de sua vida acadêmica no Brasil e nos Estados Unidos.Trouxe o que há de mais novo em pesquisas sobre a volta ao humano no direito. Para isso mostrou pesquisas realizadas sobre a Inteligência Artificial, Fake News, e diversas outras coisas.

O Procurador da Justiça Dr. GianpaoloPoggioSmanio, abordou o tema Ministério Público e a Cidadania. Falou sobre cidadania, políticas públicas, a função do Ministério Público e do sistema de justiça.

A Juíza Federal Dra. Raquel Kunzler Batista mostrou como era e como é hoje o Processo Judicial. Deixando a reflexão aos estudantes, que poderão ingressar no judiciário como profissionais, do que poderão trazer de benefícios no futuro com relação ao Processo Eletrônico.

O Delegado Chefe da PF Dr. Marco Berzoini Smith, que encerrou o Congresso com sua fala, passou aos estudantes o quadro de como a segurança pública está hoje, fazendo um link de forma suave, de qual é o objetivo, ou seja, de onde a área pretende ir, que é a humanização.

 

  • Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *