TRE-PR lança campanha para mesários; Foz do Iguaçu tem 66 locais de votação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está em campanha para atrair mesários para atuar nas eleições municipais do dia 6 de outubro (primeiro turno) e dia 27 do mesmo mês, nos municípios com possibilidade de um segundo turno. Este é o caso de Foz do Iguaçu, que este ano poderá ter uma segunda rodada de votação para definir o sucessor do prefeito Chico Brasileiro (PSD), que está terminando o segundo mandato consecutivo. O município tem 66 locais de votação.

A campanha da Justiça Eleitoral este ano está mais focada na inclusão de pessoas com deficiência, “iniciativa alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025 do TRE-PR que contribui para uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, informa o órgão em nota à imprensa. Desde abril, as pessoas com deficiência que desejam se cadastrar como mesárias voluntárias podem indicar sua deficiência ao preencher o cadastro.

Os mesários voluntários vão atender, no dia da eleição em Foz do Iguaçu, 204.478 eleitores, sendo que destes, 188.541 tem Biometria (92,21%) e 15.937 (7,79%) que não tem ainda Biometria. O município tem três zonas eleitorais – 46ª, 104ª e 147ª, que serão responsáveis por 622 urnas eletrônicas que estarão distribuídas em 66 diferentes locais de votação.

 

Procedimento

Ao indicar a deficiência no cadastro, a Justiça Eleitoral pode conhecer as necessidades para melhor atendê-los. As eleitoras e os eleitores com deficiência devem fazer a inscrição como mesário por meio do formulário disponível no site do TRE-PR. Para acessar o formulário, basta entrar na página, ir na aba “Serviços Eleitorais”, selecionar a opção “Mesário” e clicar em “Faça sua inscrição”.

Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. As eleitoras e os eleitores devem indicar sua deficiência selecionando as opções de resposta da pergunta “Possui alguma deficiência?”. Em caso de mais dúvidas, é possível acionar a Justiça Eleitoral pelo e-mail [email protected].

 

Benefícios

No Paraná, as mesárias e os mesários que trabalharem no dia da eleição têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A Lei Estadual nº 21.931/2024 garante o desconto de 50% na compra dos ingressos mediante a comprovação de que trabalhou como mesário nos últimos dois anos.

Quem se voluntariar também tem como benefícios a dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral (sem prejuízo de salário), vale refeição no valor de R$ 60,00 em cada turno da eleição, horas complementares em cursos universitários, e isenção do pagamento de taxa de inscrição e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.

  • Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *