Totalizando quase mil toneladas, Foz é uma das cidades do PR que mais destinou donativos ao RS

A corrente solidária formada em Foz do Iguaçu já resultou na destinação de mais de 830 toneladas de donativos às cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A ação, que teve início no dia 3 de maio e segue até esta quarta-feira (22), conta com a ajuda de instituições e empresários, além da população do município em geral e de moradores do Paraguai, que também se sensibilizaram com o sofrimento das famílias no estado gaúcho.

A mobilização na fronteira integra a campanha Governo do Paraná, com postos de arrecadação nos quarteis do Corpo de Bombeiros de todos os municípios do Estado. Conforme o último levantamento, divulgado na sexta-feira (17), o volume de alimentos, água, roupas e outros produtos enviados ao RS ultrapassou 8,4 mil toneladas, transportados em mais de 450 caminhões.

Somente da sede do 9° Grupamento de Bombeiros em Foz já partiram 27 caminhões carregados, somando-se a outros veículos em ações paralelas, movidas por empresas particulares da cidade. Na manhã de ontem (20), outros dois caminhões estavam sendo carregados por voluntários para seguirem viajem à tarde.

Outras várias frentes seguem em execução na Terra das Cataratas. No Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, foi montado um posto de coleta que em apenas nove dias angariou duas toneladas de mantimentos, além de itens de higiene e vestuário. Os materiais foram entregues à CCR Aeroportos, que fará o transporte direto ao Rio Grande do Sul.

Em outra frente, movida pela Associação Comercial e Empresarial de Foz (Acifi) e Sicoob Três Fronteiras, foram reunidas cinco toneladas de donativos. O transporte também foi viabilizado pelas duas instituições, que ainda estão mobilizadas em uma campanha que angaria recursos em dinheiro para os gaúchos.

No posto montado pela Receita Federal na aduana da Ponte da Amizade, seis carretas com produtos diversos foram recebidas na semana passada, sendo a maioria delas vindas do Paraguai. Um dos veículos estava carregado com garrafas de água, doadas por famílias do país vizinho.

Na última sexta-feira (17), um comboio de viaturas da Polícia Federal, incluindo vans, levou ao quartel dos bombeiros, donativos arrecadados na sede da delegacia. A mobilização na unidade continua.

 

Prioridade

De acordo com a comunicação do 9° GB, o quartel de Foz já recebeu muitas roupas e calçados, que devem ser destinados em breve ao RS. Neste momento, as equipes pedem que a população colabore doando alimentos não perecíveis, especialmente os de consumo rápido, água, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

Também são bem vindos sacos plásticos com capacidade de 100, 200 e 300 litros e outras embalagens que auxiliem na separação e despache dos donativos. Pessoas que desejem trabalhar como voluntárias na catalogação dos produtos e no carregamento dos caminhões podem comparecer na sede da Vila A, entre às 8h e 20h.

 

Balanço

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, 463 municípios gaúchos tiveram estragos registrados decorrentes das chuvas. Segundo o boletim divulgado pelo governo gaúcho na manhã de segunda-feira (20), 76.188 pessoas estão em abrigos e 581.633 estão desalojadas. Ao todo, 157 pessoas morreram, 88 estão desaparecidas e 806 se feriram.

 

Da redação / Foto: divulgação 9° GB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *