Temporal com granizo danificou quase 200 casas e causou a queda de 50 árvores em Foz

O forte temporal com queda de granizo, registrado na noite de quinta-feira (27), causou estragos em pelo menos 180 imóveis e provocou a queda de 50 árvores em Foz do Iguaçu. De acordo com a Defesa Civil, além das pedras de gelo, houve um forte vendaval, que atingiu mais de 50 km/h.

Os bairros mais afetados foram o Jardim Jupira, Vila A, Porto Belo, Morumbi, Presidente I, Belvedere, Vila Portes, Bom Jesus, Maracanã, Santa Rosa, Três Bandeiras, Curitibano, Cognópolis, Europa, Polo Centro, Borges, Ipê, KLP e Campos do Iguaçu, onde também ocorreram danos na rede elétrica, provocando falta de luz por várias horas.

Diversas ruas e avenidas ficaram obstruídas por galhos. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Municipal, Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalharam durante toda a sexta-feira, com o apoio de equipes do Estado, para reparar os danos, com limpeza das vias e distribuição de lonas para as famílias e comerciantes atingidos.

Dentre os locais atingidos, houve danos na Unidade Básica de Saúde do Porto Belo e na UPA João Samek, que ficou sem luz após uma falha no gerador. Também houve estragos na cobertura da seda da Apae, no Jardim Itamaraty; e na Escola Municipal Papa João Paulo II.

Conforme apurado, pelo menos dois automóveis que estavam estacionados em vias públicas foram atingidos por arvores, que cederam com o vento. Moradores de várias regiões também relataram janelas quebradas pelo granizo.

A central da Guarda Municipal e da Defesa Civil receberam em torno de 250 ligações nos telefones: 153 e 199. Felizmente, apesar dos danos materiais, não houve registro de pessoas ou animais feridos no temporal.

O trabalho das equipes deve continuar neste final de semana até que os problemas sejam sanados. A Prefeitura Municipal reforça ainda que, em caso de falta de energia, os consumidores devem procurar a Copel, pelos canais digitais da Companhia, inclusive pelo Whatsapp 41 30138973.

 

Instabilidade

A instabilidade que provou o temporal de quinta-feira foi causada pelo rápido avanço de uma frente fria pela região Sul, que seguiu para Norte. O fim de semana também deve ser de instabilidade, com a chegada de uma segunda frente fria, prevista para segunda-feira (31).

Além da chuva, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), prevê a ocorrência de raios e ventos que poderão ultrapassar os 60 km/h no Oeste. O clima deve seguir abafado, com temperatura entre 22°C e 30°C.

“Pancadas de chuvas companhadas de trovoadas e ventos moderados são registradas entre as regiões oeste, sudoeste, centro-sul e noroeste. Esta instabilidade segue avançando lentamente em direção as demais regiões do estado”, adiantou o meteorologista, Paulo Ricardo Bardou Barbieri.

 

Estragos em Ciudad del Este

No município vizinho, Ciudad del Este, também foram registrados estragos pelo temporal. Diversas árvores caíram, bloqueando ruas e causando danos na rede elétrica.

Pelo menos 500 casas foram destelhadas pelo vento ou sofreram danos pelo granizo. Cerca de 80 mil imóveis ficaram sem energia devido aos danos nos postes e fiação em geral.

Do lado de cá, municípios do Oeste também registraram estrados, mas em menor número. Em nenhuma das ocorrências houve feridos e os reparos devem continuar neste final de semana.

  • Da redação
  • Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *