Servidores da UNILA aprimoram serviço público com pesquisas inovadoras

Os servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) estão comprometidos não apenas com suas atribuições formais, mas também com a pesquisa acadêmica. Nesse Dia do Servidor Público, destacamos algumas das iniciativas de pesquisa desses profissionais que, além de cumprir funções no dia a dia da universidade, buscam melhorar processos e trazer inovações diretamente aplicáveis na instituição.

Compromisso com a gestão e manutenção da UNILA

O assistente em administração e coordenador de Infraestrutura e Meio Ambiente Joásio Aquino, é um desses servidores. Cursando mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade na Unioeste, Aquino pesquisa como aprimorar a gestão de manutenção predial nas universidades federais, especificamente na UNILA. Segundo ele, sua pesquisa busca criar um modelo de gestão de manutenção que otimize as práticas atuais. Apesar dos desafios de conciliar trabalho, estudos e vida pessoal, Aquino destaca a satisfação de ver o engajamento dos colegas na área. “Ser servidor público é comprometer-se com o interesse público, oferecendo um serviço eficiente e inclusivo,” comenta.

Ampliando o alcance da universidade com programas para a terceira idade

Na Pró-Reitoria de Extensão, a secretária executiva Eliane Delgado Rodrigues dedica seu mestrado a aprimorar o Programa de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) em Foz do Iguaçu, em parceria com a Unioeste. Sua pesquisa compara iniciativas sustentáveis de outros programas do Paraná, com o objetivo de adaptar práticas bem-sucedidas à realidade local. Para Eliane, seu papel é servir à sociedade, e vê na pesquisa a chance de expandir o programa UNATI, oferecendo mais oportunidades para a população idosa. “Levar o conhecimento da universidade à população idosa é uma forma de divulgação científica importante,” destaca.

Facilitando a comunicação acadêmica com glossários

O professor Fidel Pascua Vílchez, da área de Línguas e Letras, está desenvolvendo a segunda edição do Glossário Terminológico da UNILA. Esse trabalho visa ajudar a comunidade acadêmica a entender os termos específicos usados nos documentos institucionais. “É um trabalho minucioso que busca tornar o vocabulário da universidade mais acessível”, afirma Vílchez, que enxerga a construção de glossários e materiais lexicográficos como forma de tornar o conhecimento mais acessível a todos. Segundo ele, o glossário já trouxe impactos positivos no dia a dia de trabalho dos servidores.

Sustentabilidade nas compras públicas

No Departamento de Contratos, Karla Ghellere Rodriguez também une prática e pesquisa em sua atuação. Com uma dissertação voltada à sustentabilidade nas compras públicas, Karla vê sua função como parte essencial na implementação de políticas sustentáveis na UNILA. Ela explica que, com a nova Lei de Licitações, surgiu a oportunidade de investigar o impacto das práticas de compras sustentáveis e seus benefícios para a instituição. “A pesquisa pode contribuir com a otimização de processos na universidade e garantir a sustentabilidade”, ressalta.

Esses servidores reforçam que o papel de servidor público vai além do cumprimento de tarefas; é uma dedicação contínua ao bem-estar coletivo e à busca por melhorias na universidade.

  • Da redação com UNILA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *