Segundo semestre letivo começa nesta terça para 30 mil alunos em Foz do Iguaçu
Mais de 30 mil alunos da rede municipal de Foz do Iguaçu retornam às aulas nesta terça-feira (29), marcando o início do segundo semestre letivo em 50 escolas e 46 centros municipais de educação infantil (CMEIs). O período começa com foco na recuperação da aprendizagem, permanência dos estudantes e fortalecimento da infraestrutura das unidades.
A preparação incluiu uma jornada pedagógica com professores, coordenadores e gestores escolares. A formação antecedeu o reinício das aulas e teve como objetivo alinhar práticas e organizar os espaços educacionais.
Segundo a secretária municipal de Educação, Silvana Garcia, o planejamento pedagógico está associado ao esforço contínuo de ampliar o atendimento e manter os alunos na escola. “Começamos este novo ciclo com entusiasmo e responsabilidade, preparados para oferecer um ambiente seguro e cheio de possibilidades para o desenvolvimento das nossas crianças. Reforçamos o convite às famílias para uma participação ativa no cotidiano escolar, essencial para o sucesso do processo de aprendizagem”, afirmou.
Contratações e bonificação a professores
Nos primeiros seis meses do ano, a prefeitura contratou 200 professores por processo seletivo simplificado e convocou outros 200 concursados para reforçar principalmente a educação infantil.
A valorização profissional também se traduziu em bonificações. Foram pagos R$ 5 milhões a 2.663 servidores da educação com base nos índices do Ideb. A administração municipal promete lançar novos incentivos, como as categorias Ideb Ouro e Ideb Diamante.
A formação continuada é outro eixo do trabalho da pasta. No primeiro semestre, foram registradas mais de 5 mil participações em oficinas, cursos e encontros pedagógicos. Novas atividades estão programadas para os próximos meses.
Infraestrutura e material escolar
A rede municipal passou por reformas com mais de 800 serviços de manutenção executados por meio do Programa de Zeladoria Escolar. Pintura, cobertura e sistemas elétrico e hidráulico estão entre os itens atendidos.
Outra frente de investimento foi a entrega de 30 mil cartões de material escolar, que totalizaram mais de R$ 6 milhões. O modelo permite que os próprios responsáveis comprem os itens diretamente no comércio da cidade.
Refeições ampliadas
A oferta de alimentação também foi expandida: são servidas 50 mil refeições por dia, incluindo um projeto-piloto de café da manhã em 12 escolas, com meta de extensão a toda a rede. O cardápio é elaborado por nutricionistas e a equipe de merendeiras recebeu capacitação técnica. Um concurso de receitas com alimentos da merenda também foi promovido.
No campo pedagógico, 96 unidades escolares passaram a aplicar simulados e avaliações internas para diagnosticar e recompor lacunas na aprendizagem, com atenção especial à alfabetização dos estudantes do 2º ano, conforme o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Já os alunos do 5º ano seguem realizando simulados quinzenais como preparação para avaliações externas como Saeb, Prova Paraná Mais e CAED.
Evasão escolar
A evasão escolar está no radar da Secretaria com estratégias de busca ativa, visitas domiciliares e orientações às famílias. A novidade para este semestre é o uso do Sistema SERP, que promete agilizar a identificação de casos de infrequência e promover respostas rápidas.
Ampliação da rede
Estão em desenvolvimento projetos de novas escolas e ampliações voltadas ao ensino em tempo integral e formação bilíngue. A matriz curricular também passa por reestruturação para atender às novas demandas.
Os Centros de Educação e Bem-Estar (CEBs) seguem ofertando cerca de 30 oficinas para aproximadamente 2.800 crianças. Atividades esportivas, culturais e de lazer abertas à comunidade também fazem parte da programação.
“O trabalho da Secretaria é contínuo e fundamentado no compromisso com a equidade e com a transformação social por meio da educação pública. Cada avanço representa uma conquista coletiva em direção a um futuro com mais oportunidades para nossas crianças”, concluiu a secretária Silvana Garcia.
- Da reação com PMFI