Secretário de Segurança Paulo Tinoco conhece o projeto inovador na Vila A
A segurança pública é uma preocupação constante para os moradores da Vila A, e uma nova iniciativa promete aproximar a comunidade das autoridades. O projeto “Vila A Segura”, desenvolvido pela Associação de Moradores da Vila A (AMVA), aposta em tecnologia e colaboração entre sociedade civil e poder público para fortalecer a proteção do bairro.
Nesta semana, o secretário municipal de Segurança Pública, Almirante Paulo Sérgio Castello Branco Tinoco Guimarães, visitou a AMVA acompanhado de seu chefe de gabinete, Marcelo Yarid. Durante o encontro, ele conheceu de perto o funcionamento do totem de segurança desenvolvido pela empresa Monital, um dispositivo de monitoramento que oferece um canal direto entre a população e as forças de segurança.
O equipamento conta com uma câmera de monitoramento e um sistema de alerta que permite aos moradores acionarem rapidamente a Guarda Municipal e outros órgãos responsáveis em casos de emergência. O consultor de segurança da AMVA Renato de Magalhães Souto, apresentou os detalhes técnicos do sistema, destacando sua importância para a prevenção de crimes e o aumento da sensação de segurança no bairro.
O secretário Paulo Tinoco ressaltou a relevância de iniciativas que fortalecem a parceria entre comunidade e poder público. “Ações como essa fortalecem a segurança local e promovem uma maior integração entre os moradores e as forças de segurança. O envolvimento da sociedade civil é essencial para a eficiência das políticas públicas. Estamos à disposição para trabalhar junto com a AMVA e apoiar essa causa”, afirmou.
Para o presidente da AMVA, Edson Fernando, o “Vila A Segura” é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada a favor da comunidade. “Essa parceria com o poder público é fundamental para que possamos avançar em soluções práticas e eficazes para a segurança do nosso bairro”, destacou.
Para a AMVA a visita reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Segurança Pública em atuar de forma colaborativa, incentivando projetos que melhoram a qualidade de vida dos moradores e tornam os bairros mais seguros.
- Da redação com assessoria.