Saúde pública de Foz do Iguaçu busca repasses maiores e mais UTIs para atender toda a região

O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, cobrou nesta terça-feira (22) maior apoio do governo do Paraná para o sistema público de saúde do município. Em encontro com o secretário estadual da Saúde, deputado federal licenciado Beto Preto, foram apresentados pedidos de aumento de repasses, ampliação da oferta de leitos de UTI e melhorias estruturais nas unidades de atendimento.

A reunião ocorreu em Curitiba e contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), Ian Sonda, e do diretor-geral da pasta, Dr. César Augusto Neves Luiz. A comitiva de Foz foi composta pelo secretário municipal de Saúde, Fábio de Melo, pelo secretário de Comunicação e Relações Institucionais, João Zisman, e pelo assessor especial Daltron Vilas Boas.

Entre as prioridades está a ampliação do Poliambulatório de Foz do Iguaçu, que deverá receber uma nova planta arquitetônica para melhorar o atendimento à população. Outro ponto discutido foi a ampliação dos leitos de UTI, por meio de convênios com hospitais da região.

Também entrou na pauta o aumento dos repasses da União destinados ao município. Segundo a gestão municipal, as tratativas com o Ministério da Saúde estão em andamento desde o início do mandato e os estudos técnicos que vão definir o novo valor estão em fase final.

Foz do Iguaçu reivindica tratamento diferenciado por ser uma cidade de fronteira, polo turístico internacional e referência regional na área de saúde. Além de atender seus moradores, o município recebe diariamente turistas e estrangeiros, o que eleva a demanda por serviços hospitalares.

  • Da redação com PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *