Revitalização da Avenida JK inclui novo sistema de drenagem contra alagamentos

Começou nesta terça-feira (15) a instalação de um novo sistema de drenagem na Avenida Juscelino Kubitscheck (Av. JK), em Foz do Iguaçu. A obra, parte de um amplo projeto de revitalização da via, está sendo realizada pela Prefeitura Municipal, com recursos da Itaipu Binacional, através da Secretaria Municipal de Obras (SMOB). O objetivo é resolver os problemas crônicos de alagamento na avenida, uma das principais da cidade.

O novo sistema de drenagem utiliza 64 tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), cada um com 12 metros de comprimento. Os primeiros tubos começaram a chegar na segunda-feira (14), e, devido ao tamanho, apenas um tubo é transportado por carreta. “Cada uma das 64 carretas trará um tubo, o que ilustra a dimensão da obra”, explicou o secretário de Obras, Luis Cezar Furlan.

Com a instalação desse sistema, espera-se um melhor escoamento da água da chuva, garantindo que a via, historicamente sujeita a alagamentos, funcione de forma mais eficiente em períodos de chuvas intensas. Além de escoar grandes volumes de água, a nova drenagem visa controlar o transporte, a retenção e a disposição final da água, minimizando os impactos das chuvas excessivas na região.

 

Revitalização da Avenida JK

As melhorias fazem parte de um convênio entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional, com a execução das obras sob responsabilidade do Consórcio Nova JK, formado pelas empresas Construbes Engenharia e Construções e C.G. Engenharia e Construtora, vencedoras do processo licitatório.

A revitalização da Av. JK envolve mais do que a instalação de um novo sistema de drenagem. As obras incluem o recapeamento de toda a avenida, desde o viaduto da BR-277 até a Avenida Jorge Schimmelpfeng, e a reforma do canteiro central, onde serão construídas uma ciclovia e uma pista de caminhada. Também está prevista a instalação de nova iluminação e mobiliário urbano, modernizando toda a extensão da via e melhorando a segurança e o conforto dos pedestres e ciclistas.

O novo sistema de drenagem será implementado no trecho que vai do viaduto da BR-277 até a Avenida Carlos Gomes. Esta parte da obra é essencial para lidar com os desafios de drenagem da região, especialmente em dias de chuva intensa, que frequentemente causam transtornos aos moradores e comerciantes da área.

  • Da redação com AMN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *