Região do Três Bandeiras receberá um novo Cmei para atender mais de 300 crianças
O Prefeito Chico Brasileiro anunciou, nesta quarta-feira (22), o início das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dona Brida, na região do Três Bandeiras. O ato, acompanhado por trabalhadores da educação, secretários municipais e líderes comunitários, ocorreu durante uma visita técnica ao terreno onde será construída a unidade, que poderá atender mais de 300 crianças.
As obras – que já iniciaram com a terraplanagem – estão sendo executadas pela incorporadora e loteadora JBV LTDA, através do Termo de Conversão de Área (TCA) nº 002/2023, com um investimento previsto de R$ 4,2 milhões. A empresa está construindo um dos maiores loteamentos do município, com 1.098 lotes.
“Este novo modelo de gestão tem contribuído muito para o desenvolvimento do município. Ao invés de a loteadora fazer a doação de uma área técnica à prefeitura, que poderia ficar sem utilidade, ela transforma esse valor em obras que beneficiam a população”, explicou o prefeito.
De acordo com Chico Brasileiro, a escolha pela construção do Cmei deve-se a demanda existente naquela região. “O Três Bandeiras cresceu muito nos últimos anos e vai crescer ainda mais com esse novo loteamento, então estamos nos antecipando com a construção do Cmei para atender as crianças”, comentou.
Josiane Rossato, proprietária da loteadora JBV LTDA, falou sobre a importância da parceria com o município para a execução da obra. “Nossa previsão é que o loteamento fique pronto em dois anos e o Cmei será entregue antes disso, em um ano. Fomos à primeira loteadora a participar do Termo de Conversão de Área e nossa expectativa é a melhor possível, porque essa região tem crescido muito”, comentou.
O novo Cmei contará com 10 salas de aula, lactário, solários, sala de professores, sala multiuso, playground, pátio coberto para atividades e refeições, secretaria com hall de acesso, banheiros para alunos, funcionários e banheiros externos para os pais, área de cozinha/serviços e estacionamento. O projeto arquitetônico foi executado pela Secretaria Municipal de Planejamento e a fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Obras.
Homenagem
O nome do Cmei Dona Brida é uma homenagem a uma das pioneiras do município. Nascida em Santa Rosa (RS), Albride Maria Rossato, mais conhecida como Brida, se mudou para Foz do Iguaçu em 1969 com seu marido, Florentino Rossato e seus filhos. No imóvel da família, “Fazenda Rossato”, construíram um patrimônio com o trabalho na lavoura e o cultivo de grãos.
Com a chegada da Itaipu à cidade, na década de 70, Dona Brida e seu marido viram que havia uma necessidade na expansão urbana do município, o que os levou a criarem e administrarem juntos a Imobiliária Petrópolis e, a partir do patrimônio que construíram com seu trabalho na lavoura, fizeram diversos loteamentos na cidade, entre eles o Jardim Petrópolis, Jardim Santa Rosa, Jardim Curitibano 01, 02, 03 e 04 e Jardim Ipê 01, 02, 03 e 04. Dona Brida faleceu em 2005, aos 80 anos.
- AMN / Foto: AMN