Recursos de Itaipu contribuíram para novo Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli, da AFA

A Associação Fraternidade Aliança (AFA), em parceria com Itaipu Binacional, inaugurou nesta terça-feira (26) novos espaços no Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli, no Conjunto Habitacional Bubas, em Foz do Iguaçu. A ampliação incluiu um bloco esportivo e a Estação de Trabalho do Programa de Ocupação e Renda. O complexo atende jovens em vulnerabilidade social, oferecendo tratamento para dependência química e saúde mental.

O espaço tem mais de 7 mil metros quadrados e oferece atividades terapêuticas e ocupacionais. Com a nova estrutura, o número de jovens atendidos, atualmente cerca de 150 por mês, deve dobrar. Todos os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Apoio de Itaipu e nova fase de atendimento

O gerente de Gestão de Responsabilidade Social da Itaipu, Bernardo Vaz de Oliveira Soares, destacou o impacto social do projeto: “O que vemos aqui é esperança. É um projeto que cuida das pessoas mais fragilizadas, gerando resultados concretos”. Desde o início da parceria com a AFA, Itaipu já investiu mais de R$ 4 milhões na estruturação e ampliação do complexo.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, enfatizou a importância da colaboração entre Itaipu e a AFA para o desenvolvimento social: “Itaipu voltou a investir em ações essenciais para a população, trazendo benefícios diretos para quem mais precisa”.

 

Estruturas

O bloco esportivo conta com uma quadra coberta e uma academia acessível, com investimento de R$ 1,9 milhão da Itaipu. O espaço recebeu o nome de Júlio Jhonatan de Amorin, educador social que atuou na unidade de acolhimento e faleceu no ano passado.

 

Já o Programa de Ocupação e Renda oferece capacitação para cultivo de hortaliças em hidroponia, com os produtos sendo comercializados para hotéis e restaurantes. Outras iniciativas incluem oficinas de arteterapia e o programa de Turismo Criativo, que capacita adolescentes da instituição para atuar como guias turísticos.

 

Legado do padre Arturo Paoli

O Complexo foi construído em terreno doado pelo padre italiano Arturo Paoli, missionário que viveu no Brasil por 25 anos e fundou a AFA em Foz. Ele dedicou sua vida à inclusão social dos mais marginalizados e é lembrado como um defensor dos “invisíveis sociais”.

A casa onde o padre viveu foi preservada como espaço de memória. Arturo Paoli faleceu em 2015, na Itália, aos 102 anos. Seu legado inspira o trabalho da AFA, que já acolheu 85 jovens desde a inauguração da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil, em 2019.

 

Serviço

Mais informações de atendimento pelos telefones (45) 3521-9561 / (45) 98424-5877 (WhatsApp). Já as pessoas que estejam passando por problemas ligados à saúde mental e têm interesse em buscar atendimento no Complexo, podem dirigir-se diretamente à Rua Malva Rosa, 145, Conjunto Habitacional Bubas ou pelo telefone (45) 99935-0325.

  • Da redação com Itaipu /Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *