Publicação da Itaipu e PTI traz os principais resultados alcançados pelo Programa Gestão de Resíduos Sólidos

A Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI) lançaram o Caderno da Reciclagem – publicação que apresenta os principais resultados alcançados pelo Programa Gestão de Resíduos Sólidos (GRS) de 2019 a 2022. O lançamento aconteceu durante a 6ª edição do Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Conresol), que está sendo realizado em Foz do Iguaçu (PR).

Promovido pela Itaipu, em parceria com as gestões públicas municipais do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, o Programa GRS já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas para a expansão e fomento da reciclagem, incluindo a estruturação de 67 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), com foco na inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Até 2022, o Programa permitiu a geração de 1.198 postos de trabalho, com renda média de R$ 2 mil. Além disso, foram recicladas 86 mil toneladas de materiais como papel, vidro, metal e plástico, evitando a emissão de 164 mil toneladas de CO2.

De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, que participou da abertura do evento, os investimentos na gestão de resíduos sólidos são fundamentais para a manutenção da qualidade da água do reservatório da Itaipu. “Assim como investimos na manutenção da usina e de seu tempo de vida, contribuímos com os processos ambientais que, consequentemente, geram empregos e renda. É a união das políticas ambientais e sociais”, afirmou o diretor.

Responsável pela assessoria técnica do Programa GRS, o PTI vem apoiando o planejamento e a operacionalização da reciclagem e da disposição final de rejeitos. “Temos equipes altamente capacitadas para o desenvolvimento de assessoria, tecnologias, metodologias e capacitações que subsidiam todos esses indicadores positivos que estamos vendo nesse Caderno da Reciclagem”, explicou o diretor superintendente do PTI-BR, Irineu Colombo.

Ainda na solenidade de abertura do evento, Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu, participou da entrega de troféus simbólicos para destaques na gestão de resíduos. Foram premiados representantes dos municípios de Itaipulândia (metas de reciclagem), Palotina (produtividade por catador), Santa Terezinha de Itaipu (município mais engajado), Cascavel, Itaipulândia, Missal e Medianeira (iniciativas inovadoras), Nova Santa Rosa, Entre Rios do Oeste, Serranópolis do Iguaçu e Assis Chateaubriand (ações de educação ambiental).

 

O Conresol

A 6ª edição do Congresso Sul-americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (Conresol) deve reunir, entre os dias 22 e 25 de maio, a comunidade acadêmica, pesquisadores, técnicos, colaboradores, representantes públicos e catadores para discutir as demandas e oportunidades do setor, com foco no fortalecimento de suas cadeias produtivas ancoradas nos três pilares da sustentabilidade: o econômico, o ambiental e o social. O evento é uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) e o Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais de Saneamento (IBEAS).

  • AI Itaipu / Fotos: Jean Pavão/PTI

r

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *