Projeto leva estudantes ao Jornal GDia em ação educativa de combate à dengue
No atual cenário de desafios em saúde pública, o combate à dengue permanece uma questão crucial, que exige atenção e esforço coletivo para o bem-estar da comunidade. A Escola Municipal Professora Suzana Moraes Balen, situada no bairro Jardim Nova Califórnia, tem se destacado ao promover um trabalho educativo exemplar que não só capacita seus alunos, mas também incentiva a participação ativa da comunidade na prevenção de doenças. Como parte desse esforço, os estudantes do 3º e 4º ano visitaram, nesta segunda-feira (11 de novembro), as instalações do jornal GDia para compreender de perto a importância da comunicação e da informação no combate à dengue, em uma ação integrada pelo Projeto Paulo Freire.
A visita foi mais do que um simples passeio educativo; foi uma experiência de aprendizagem e conscientização. Acompanhados pela diretora da escola, Neia Machado, e pelos professores Joyce Mongelo (3º ano), Lúcio Flávio Seibert (4º ano) e Patrícia Heineck (História, Geografia e Artes), os alunos tiveram a oportunidade de observar o processo completo de produção do jornal GDia, desde a elaboração do conteúdo até a gravação de chapas e a impressão final. Essa vivência aproximou os jovens do universo jornalístico e permitiu que eles percebessem o impacto e o alcance da comunicação impressa na sociedade, especialmente no que se refere à divulgação de temas de interesse público, como a prevenção da dengue.
Recebidos pelo diretor-geral do GDia, Darley Carneiro, e pelo gerente da gráfica, Osmildo Hanel, os alunos conheceram o processo de impressão e também ouviram histórias inspiradoras sobre o papel da imprensa na conscientização e no desenvolvimento da cidadania. Os profissionais do jornal compartilharam detalhes sobre a rotina na redação e a importância de informar a comunidade de maneira ética e eficaz. Esses momentos foram fundamentais para despertar nos alunos um senso de responsabilidade e a percepção de que a informação é uma poderosa ferramenta de transformação social.
O Projeto Paulo Freire, uma iniciativa educacional integrada à escola, envolve os alunos na produção de materiais informativos sobre a dengue, como um podcast e um jornal impresso com dicas e instruções de prevenção. Trata-se de uma metodologia que incentiva a prática da comunicação e o desenvolvimento de habilidades fundamentais, ao mesmo tempo que promove o senso de cidadania. Com o aprendizado prático em ambientes fora da sala de aula, os alunos se tornam agentes de mudança em suas comunidades, disseminando o conhecimento adquirido para além dos muros da escola.
A visita ao GDia é um passo importante nesse processo, pois fortalece a compreensão sobre o impacto da informação no combate a problemas de saúde pública e outras questões relevantes. Ao aplicar o que aprendem na escola em um projeto de grande alcance, como o combate à dengue, os estudantes contribuem para a prevenção de uma doença que, todos os anos, afeta milhões de brasileiros. A interação entre o ambiente escolar e a imprensa local reforça a necessidade de parcerias que ampliem o alcance dos projetos educativos e que incentivem o papel ativo da sociedade em ações de saúde pública.
A equipe do GDia expressou seu apoio ao Projeto Paulo Freire e ao trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Professora Suzana Moraes Balen, desejando sucesso às futuras ações e reafirmando o compromisso do jornal em colaborar com iniciativas educativas e de conscientização no município. Em um momento em que a prevenção é fundamental, parcerias entre escolas e veículos de comunicação se tornam estratégias valiosas, que podem transformar vidas e proporcionar um futuro mais seguro e informado para toda a comunidade.
Que o sucesso do Projeto Paulo Freire inspire outras instituições e que mais escolas possam engajar seus alunos em práticas de conscientização comunitária. Essa experiência reforça que, com o apoio de todos, podemos enfrentar e vencer os desafios da saúde pública, construindo um amanhã mais saudável para todos.
- Da redação