Projeto de Urbanização do Bubas avança com licitação para obras de R$ 25,7 milhões

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou na última semana o edital de licitação para a implantação de infraestrutura básica no Conjunto Bubas, maior ocupação urbana do Paraná. A área de 522 mil metros quadrados, que abriga cerca de duas mil famílias desde 2013, deverá receber nos próximos anos pavimentação em blocos de concreto, redes de drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares.

O investimento previsto é de R$ 25.796.835,56. O contrato, sob regime de empreitada por preço global, prevê prazo de execução de três anos, contados a partir da ordem de serviço. A abertura das propostas ocorrerá no dia 24 de julho, na plataforma do governo federal (www.gov.br/compras), com critério de menor preço. Os recursos são provenientes das esferas federal, estadual e municipal.

A ocupação teve início em 2013, em área então de propriedade privada, e motivou uma longa disputa judicial. Com a atuação da Defensoria Pública, foi firmado acordo de regularização fundiária, com indenização aos antigos donos. Os próprios moradores definiram os lotes — de cerca de 200 metros quadrados — e ergueram moradias em madeira, alvenaria ou materiais improvisados.

Embora consolidada, a comunidade ainda convive com a ausência de serviços básicos. A água chega por ligações clandestinas e o esgoto corre a céu aberto, aumentando o risco de doenças, especialmente entre crianças e idosos. O bairro também carece de arborização, coleta de lixo eficiente, áreas de lazer, segurança pública e numeração predial — o que dificulta a entrega de correspondências, centralizadas na associação de moradores.

O edital prevê, além das redes de infraestrutura, obras preliminares de drenagem, preparação de base e sub-base do solo, instalação de meio-fio com sarjeta e demais intervenções necessárias para urbanizar o território. A empresa vencedora terá até 21 dias, após a assinatura do contrato, para iniciar os trabalhos.

A iniciativa marca um novo capítulo na história do Bubas, que após mais de uma década de abandono institucional, começa a se aproximar de padrões mínimos de urbanidade e dignidade para seus mais de seis mil habitantes.

  • Da redação
  • Foto: Marcos Labanca/Alep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *