Projeto AprenDIZ Poesia mobiliza 40 jovens de Foz do Iguaçu

Nesta semana, cerca de 40 jovens aprendizes de Foz do Iguaçu (PR), incluindo participantes do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) da Itaipu Binacional, estão envolvidos na quinta edição do projeto de arte-educação AprenDIZ Poesia. A iniciativa é realizada na Guarda Mirim em parceria com a Itaipu e entidades do município que integram o Grupo de Trabalho (GT) Aprendizagem.

Com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, os alunos têm a oportunidade de criar uma música e produzir um videoclipe, explorando a poesia como forma de expressão. A proposta busca estimular a criatividade e desenvolver habilidades linguísticas por meio de atividades interativas.

O coordenador do PIIT, Vinícius Ortiz, explica que o AprenDIZ Poesia trabalha com diferentes formas de expressão artística, como a arte, o canto, a poesia e a música. Ele também destaca a importância da iniciativa. “É um projeto que mobiliza os jovens para os seus sonhos, para o seu projeto de vida, reforça a visão de futuro e traz a perspectiva dos direitos. Tudo isso de forma dinâmica e lúdica”, afirma.

Nesta edição, o tema central aborda a saúde mental, alinhado à campanha Setembro Amarelo. Durante cinco dias, de segunda (24) a sexta-feira (28), os alunos participam de dinâmicas sobre seus sonhos pessoais, compondo letras e melodias, até a finalização do projeto com a produção musical.

A oficina é marcada pela interação e liberdade criativa dos alunos. Para o rapper Renan Inquérito – poeta, idealizador e professor da atividade – a participação ativa dos alunos é essencial. “Eu tento fazer com que a aprendizagem para eles tenha algum sentido, faça alguma relação com a vida deles, com a trajetória, para que eles possam assimilar esse conhecimento de uma forma mais prazerosa”, explica.

O professor também destaca que o impacto do projeto vai além do momento presente, funcionando como uma semente que germina ao longo do tempo. “Na verdade, a importância do projeto, eu acho, é que a gente nem consegue ver enquanto estamos aqui, porque é um plantio de uma semente que vai florescer mais tarde”, conclui.

Thays Nieradka Nogueira, de 17 anos, integrante da área de Gestão de Pessoas do Itaipu Parquetec, conta que a experiência tem sido transformadora. “A gente sai do nosso cotidiano, é algo diferente e as aulas são diferentes”, comenta. Ela também reforça a relevância do tema desta edição. “A gente reflete sobre nós mesmos, e o quanto podemos ajudar os outros”, afirma.

Além disso, Thays vê no projeto uma oportunidade de autoconhecimento. “Me desafiar e me permitir a conhecer talentos que eu não sabia que tinha ainda.”

Em seu segundo ano participando do projeto, Marcell Oliveira de Lima faz parte do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho na Itaipu. Ele relembra sua primeira experiência no ano passado, quando se sentiu envergonhado e mais reservado, mas aos poucos foi se soltando. Neste ano, se sente mais confiante e feliz por participar novamente.

Sobre o processo de criação, Marcell compartilha: “A gente tem mania de escutar as músicas todo dia no fone, no ônibus. A gente pensa, nossa, como é que compõe uma música, né? Através disso aqui, a gente consegue ver o passo a passo, o quanto é difícil, mas também como é legal fazer”, finaliza.

  • Imprensa Itaipu Binacional
  • Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

 

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