Programação da Feira do Livro traz atrações para todos os públicos
Está quase tudo pronto para a abertura da 19.ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (FILFI), que acontece amanhã, quarta-feira, 6 de novembro, na Praça Getúlio Vargas, bem em frente à prefeitura.
A programação da feira inclui dezenas de atividades para quem visitar o complexo. Na praça, os visitantes poderão conferir de perto o calçadão com estandes de expositores e o caminhão Expedição do Conhecimento. Na praça, um espaço lúdico batizado de Floresta Z abrigará encontros para contação de histórias e a Feirinha Geek. Logo ao lado, duas estações culturais abrirão suas portas para receber a programação, que inclui o 1.º Seminário de Valorização do Patrimônio Cultural. As ações também se estenderão à Fundação Cultural e à Biblioteca Pública.
Neste ano, a Feira do Livro homenageia o poeta e jornalista Paulo Leminski e o escritor e cartunista Ziraldo. A decoração da feira e algumas atividades, como leitura de livros e até oficinas de bordado, terão foco nas obras dos homenageados.
A programação da feira começa pela manhã, às 9h, com contação de histórias, e segue com lançamentos de escritores locais (confira na programação nomes, horários e espaços de cada lançamento). A abertura oficial da FILFI está prevista para às 19h30, no auditório da Fundação Cultural, com uma homenagem a Leminski e Ziraldo. As atividades prosseguem com a participação do escritor português convidado José Luís Peixoto, que fala sobre seu lançamento, o livro Abraços.
Na quinta-feira,7, um dos destaques da programação é a participação da escritora indígena Auritha Tabajara, com contação de histórias às 10h e palestra às 14h sobre afetos nas histórias indígenas. Outro convidado é o escritor Rodrigo Lacerda, que traz a temática da crise climática no mundo. A feira também aposta nos ritmos, como do artista congolês Wugala Flama, com o show Afroswing, às 16h, na Fundação Cultural.
Na sexta-feira, 8, o encontro dos booktubers Tiago Valente, Priscila Angélica e Stephane Caroline está agendado para as 10h.Thalita Rebouças conversa com o público às 19h, e João Carrascoza comanda um bate-papo sobre literatura e publicidade, a relação entre Leminski e Ziraldo, às 20h30, todos na Fundação Cultural.
No final de semana, os destaques da programação incluem oficinas de bordados, palestras e lançamentos, que antecedem o pocket show Leminskanções, com Áurea e Estrela Leminski, no sábado, às 19h, na Fundação Cultural. Estrela também apresenta seu livro Quando a inocência morreu, às 20h30.
No domingo, Luciany Aparecida fala sobre identidades poéticas, às 11h, na Fundação Cultural, e Juliana Mota dá oficina de bordados no período da tarde. Às 15h, o encontro com o roteirista Raphael Montes, que aborda o universo cinematográfico, às 15h.
Mais de 20 escritores locais fazem lançamentos de suas obras em diferentes pontos da Feira do Livro durante todo o período (veja a programação abaixo).
Em paralelo
Programações simultâneas à FILFI acontecem na Biblioteca Pública, com horários diferenciados, inclusive no final de semana, e de 6 a 8 de novembro, o 1.º Seminário de Valorização do Patrimônio Cultural, no período da noite. A exemplo de outros anos, essa edição inclui a distribuição de vale-livro a crianças do ensino municipal e a professores.
Ações descentralizadas da Feira do Livro também ocorrem de quarta a sexta-feira, levando escritores e autores a escolas do município e a entidades.
A FILFI é uma realização da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e das secretarias municipais de Educação e de Turismo e Projetos Estratégicos.
Confira a programação desta quarta e quinta-feira:
DIA 06/11 – quarta-feira
- Contação de história – Yoná Castilho 09h | Fundação Cultural
- Contação de História – Yoná Castilho 14H | Fundação Cultural
- Lançamento do Livro: “TRIDOTAÇÃO CONSCIENCIAL: TEÁTICA INVERSIVA” por Lucimara Ribas 14h | Tenda dos Livreiros / Praça Getúlio Vargas
- Exposição do Livro “MINHA VOZ” por Deivide sacramento 17h | Tenda dos Livreiros / Praça Getúlio Vargas
- Lançamento do livro: “VOZES DA RESISTÊNCIA, MEMÓRIAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DO PARANÁ” por Aluízio palmar 19h | Estação Cultural do Artesanato / Praça Getúlio Vargas
- Lançamento do livro: “CIRCO SEM ANIMAL É MAIS LEGAL” por Daniela Brandão 15h | Floresta Z / Praça Getúlio Vargas
- Abertura OFICIAL da Feira Internacional do Livro 19h30 | Fundação Cultural
- Mesa internacional “itinerâncias no abraço de josé Luís Peixoto 20h| Fundação Cultural
- Lançamento do Livro: “ABRAÇO” por José Luiz Peixoto 21h30 | Fundação Cultural
- Lançamento do livro: “FARMÁFIA: DO OUTRO LADO DO BALCÃO” Luiz Carlos da silva 15h | TENDA LIVREIROS/ Praça Getúlio Vargas
Dia 07/11 – quinta-feira
- Contação de história – Yoná Castilho 09h | Fundação Cultural
- OFICINA DE BORDADO – JULIANA MOTA 09h | Estação Cultural João Sampaio
- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INDÍGENAS- AURITHA TABAJARA 10h | Floresta Z
- PEQUENOS APOCALIPSES DIÁRIOS: A LITERATURA FRENTE À CRISE CLIMÁTICA- RODRIGO LACERDA 10h | Fundação Cultural
- Contação de história – Yoná Castilho 14h | Fundação Cultural
- VOZES E AFETOS NAS HISTÓRIAS INDÍGENAS – AURITHA TABAJARA E MARIA LÚCIA ITAQUAPE PERES 14h | Biblioteca Municipal
- SHOW AFROSWING – WUGALA FLAMA E BANDA 16h | Fundação Cultural
- LANÇAMENTO de livro: “NUNCA COMO ANTES” por SHEILA STELA KURSCHNER 17h | Estação Cultural do Artesanato
- O LEGADO DE ZIRALDO PARA A LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA – “LEILA BERTOLAZZI 19h30 | Fundação Cultural
- LEMINSKI NA PONTA DA LÍNGUA: UM BANQUETE DE PALAVRAS – EVANGIVALDO SANTOS E AGUINALDO MARTINUCI ( Sarau ) 20h30 | A divulgar
- LANÇAMENTO de livro: “TÔ DEMAIS NO ESPELHO” por ALINE DALSGAARD DE NIEMEYER 18h | Estação Cultural do Artesanato
- EXPOSIÇÃO do livro – “AS FONTES – LAS FUENTES” POR Damaso Cerruti 19h | Estação Cultural do Artesanato
- EXPOSIÇÃO do livro – “HALADOS EN ELDESVÁN – ENCONTRADOS NO SOTÃO” E “EM SÉPIA E O LONGE – EN SEPIA Y A LO LEJOS” POR SUSANA CORDISCO 20h30 | Estação Cultural do Artesanato
- AMN / Foto: Bruno Costa/PMFI e Thiago Dutra/PMFI