Profissionais de saúde do Brasil conhecem projeto inédito de Plantas Medicinais
Profissionais de saúde de vários estados do Brasil, conhecerem na manhã de quinta-feira, 7, no Refúgio Biológico Itaipu, um dos mais promissores projetos que pretende efetivar de maneira ampla e eficaz, a prescrição e o uso popular adequado das plantas medicinais e dos fitoterápicos na saúde pública.
A ação inédita nesta amplitude, que visa a Territorialização da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, está sendo desenvolvida pela Itaipu Binacional por meio da aplicação técnica da Organização da Sociedade Civil Sustentec – Produtores Associados.
O projeto segue sua evolução em etapas, abrangendo nesse momento, 244 municípios do Paraná. De acordo com o presidente da Sustentec, Euclides de Lara Cardoso Junior, “são muitos os desafios, sendo que a capacitação dos profissionais de saúde, talvez seja o principal deles”. “Estamos muito otimistas até o momento e certos de que os resultados positivos virão, no decorrer das etapas”, observou.
O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Wilson Zonin, reforçou mais uma vez, que este projeto caminha para o surgimento de uma bioeconomia sustentável. “É uma satisfação receber profissionais de outros estados do Brasil, que viera, conhecer o projeto e levar algumas de nossas experiências para serem discutidas em seus territórios. Isso demostra que estamos no caminho certo, garantiu Zonin.
Ponto de vista – Para o especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, João Paulo Silverio Perfeito, o projeto surpreende por sua amplitude e capacidade de efetivação. “O que vimos aqui foi um projeto brilhante, bastante abrangente e certamente a Anvisa está a disposição para essa discussão tão necessária que é a efetiva implantação na saúde pública”, disse ele, afirmando que em breve haverá novidades na área de fitoterápicos.
Entre o grupo de visitantes, estava a secretária municipal de Saúde de Manaus, Mie Muroya Guimarães. Segundo ela, “retorno para meu estado com muitas ideias e feliz por conhecer algo tão grandioso e possível de ser colocado em prática”. “Nunca vi nada igual e certamente voltaremos mais vezes para aprender e compartilhar desse projeto”, garantiu ela.
Dados técnicos – O escopo do projeto, bem como suas ações e metas, foi apresentado pelo presidente da Sustentec, e pelo professor doutor, Jair Kotz, que faz parte da equipe técnica.
- Da Assessoria