Processo para nova sede da Câmara avança com estudo preliminar
O processo para a construção da nova sede do Legislativo de Foz do Iguaçu avançou com a realização do estudo preliminar do terreno. Na manhã desta quinta-feira (13), servidores da Câmara Municipal participaram de uma reunião com engenheiros da empresa contratada para alinhar detalhes da análise do solo, essencial para a continuidade do projeto.
A pesquisa técnica é um passo fundamental para que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) possa prosseguir com a documentação do concurso público de arquitetura, que definirá o projeto da nova sede. Segundo Gustavo Martini, engenheiro responsável pelo estudo, os trabalhos em campo iniciarão de imediato. “A partir desse início de contrato, nós já vamos iniciar os trabalhos in loco com a equipe de campo. Eles andam com serviços de sondagem de solo, análise de lençol freático e topografia. E aí esse estudo é repassado à empresa que vai dar continuidade à execução”, explicou.
Após a reunião, os engenheiros realizaram uma visita técnica ao terreno de 9 mil metros quadrados, localizado entre a sede da Polícia Federal e o Porto Seco, nas proximidades da BR-277. A área foi cedida pela União para a construção da nova estrutura.
A presidente da comissão especial que acompanha o processo, Débora Borges Rengel, destacou que todo o procedimento está sendo conduzido de forma transparente, em conformidade com a Lei de Licitações. “A construção da nova sede é um projeto antigo, então estamos dando a maior ênfase para que todo esse processo, que é longo e burocrático, se realize no menor tempo possível”, afirmou.
A comissão esclareceu que houve duas contratações distintas no processo: uma para o IAB, responsável pela realização do concurso de arquitetura, e outra para a empresa que está conduzindo o estudo do terreno. Esse levantamento fornecerá informações essenciais aos arquitetos participantes do certame.
“Por isso que é preciso equipamento e profissionais específicos que façam esse trabalho, pessoas essas que não temos no quadro da Câmara. Por tal motivo tivemos de contratar uma empresa que vai fazer todo levantamento das informações técnicas que farão parte do termo de referência do edital do concurso público. Estamos falando de serviços de sondagem, levantamento do nível do lençol freático, da vegetação, nascentes, entre outros. Essa empresa tem o prazo contratual de 80 dias úteis para a realização de todos os serviços”, concluiu Débora.
Com a conclusão do estudo técnico, o IAB dará continuidade ao processo, com o lançamento do edital do concurso público que definirá o projeto arquitetônico da nova sede da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
- Da redação com CMFI / Foto: CMFI