Prefeitura de Foz do Iguaçu reforça ações sustentáveis para o Dia da Água

Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Prefeitura de Foz do Iguaçu organiza uma série de ações voltadas à preservação dos recursos hídricos. A programação inclui a limpeza do Parque Monjolo e das margens do Rio Almada, além de atividades de conscientização com alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o prefeito General Silva e Luna, a iniciativa reforça a importância dos recursos hídricos para a cidade. “Foz do Iguaçu é a cidade das águas. São as águas daqui que trazem milhões de visitantes anualmente para cá e que geram energia para o Brasil. Por isso, é fundamental cuidarmos de nossos recursos hídricos e despertarmos a conscientização, principalmente das crianças, sobre essa importância dos rios e nascentes”, afirmou.

Ações nas escolas e mutirões de limpeza

Durante a semana, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza atividades educativas nas escolas Altair Ferrais da Silva, a Zizo, e Elenice Milhorança, promovendo conscientização sobre o impacto do descarte irregular de resíduos na qualidade da água.

Na sexta-feira (21), a Secretaria de Meio Ambiente lidera um mutirão de limpeza no Parque Monjolo, com a participação de alunos da rede municipal. Antes da atividade, os estudantes recebem orientação da equipe de Educação Ambiental sobre a importância das matas ciliares e nascentes.

Preservação contínua

A Prefeitura reforça que as ações de conservação dos recursos hídricos vão além da semana comemorativa. Apenas na semana anterior, equipes retiraram 13 toneladas de resíduos da estação de coleta do Parque Monjolo, evitando que poluíssem o Rio Monjolo, afluente do Rio Paraná.

Além disso, programas como as Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) e o Programa Municipal de Coleta Seletiva têm papel essencial na gestão sustentável dos recursos hídricos. Entre janeiro e março deste ano, as UVRs receberam mais de 600 toneladas de materiais recicláveis, evitando que esses resíduos chegassem aos rios.

  • Da redação com PMFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *