Prefeitos de Minas Gerais conhecem projetos de desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu
Ações integram o programa Foz Desenvolve e foram apresentados pelo prefeito Chico Brasileiro e o Sebrae
Projetos de desburocratização e simplificação, acesso ao mercado e ao crédito, associativismo, inovação e tecnologia, fortalecimento empresarial e atração de empreendimentos que integram o Programa FozDesenvolve foram apresentados nesta segunda-feira (20) a uma comitiva de 17 prefeitos de Minas Gerais, uma deputada estadual, executivos e analistas do Sebrae/MG.
O encontro aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e foi conduzido pelo prefeito Chico Brasileiro, a secretária da Fazenda Salete Horst e o consultor do Sebrar/PR, Marcelo Padilha. “Uma das missões do gestor público é a interação com outros municípios e gestores, porque nada se constrói sozinho e essa troca de experiências é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade”, afirmou o prefeito.
Os visitantes foram apresentados ao maior programa de apoio empresarial da história do município (criado em 2018) e conheceram em detalhes as formas de implantação de cada projeto, como o Destrava Foz, Compra Mais Local, Repara Foz, Programa do Material Escolar, Foz Juro Zero, Mei na Escola e outros.
A secretária da Fazenda citou como exemplo a simplificação de serviços empresariais e a desburocratização para a abertura de empresas. “O Destrava Foz simplificou os procedimentos para abertura, alteração de licenças e baixas de empresas. Em 2017, o tempo para abertura de uma empresa poderia chegar a oito meses, e hoje isso é feito em minutos” declarou Salete.
Outros projetos de destaque são o Repara Foz e o MEI na Escola, que fazem a contratação direta de microempreendedores individuais para a prestação de serviços em prédios públicos.
Com o MEI na Escola e o Destrava Foz, o município foi reconhecido pelo Sebrae em duas edições do prêmio “Prefeito Empreendedor”.
Pandemia
Projetos criados e desenvolvidos durante a pandemia também foram apresentados durante a reunião, como o Foz Conhecendo Foz e o Foz Juro Zero. “Foz do Iguaçu é o segundo destino mais visitado do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. Durante a pandemia, criamos um programa para que os moradores pudessem conhecer os atrativos da cidade e os guias de turismo tivessem uma renda. Também na pandemia, fizemos contratações diretas com costureiras para a produção de máscaras e em parceria com a Fomento Paraná, proporcionamos aos pequenos empresários a oportunidade de um empréstimo com os juros pagos pela prefeitura” citou Brasileiro.
Para o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Padilha, a visita da comitiva – a terceira do estado de Minas Gerais – é prova de como as boas práticas de empreendedorismo, desburocratização e incentivo às micro e pequenas empresas funcionam e servem de referência para outros municípios.
“Foi neste governo que os microempreendedores tiveram prioridade, e mesmo com todo apoio do Sebrae e a união de diversos parceiros, se a gestão não tiver força política, não cria a mudança. Temos hoje ações em todos os temas que fazem a real transformação do município”, afirmou.
Ainda nesta segunda-feira, a comitiva fará uma visita à Central do Empreendedor e ao Escritório de Compras e conhecerá as ações do Codefoz e do Acelera Foz. Amanhã está prevista uma visita ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
- AMN / Foto: Thiago Dutra/PMFI