Prefeito em exercício convoca membros e gestores para mobilização de combate à dengue

Delegado Francisco Sampaio também utilizou as redes sociais para pedir o apoio da população no enfrentamento à doença

O prefeito de Foz do Iguaçu em exercício, Delegado Francisco Sampaio, participou nesta semana da Plenária do COMUS (Conselho Municipal de Saúde) onde aproveitou para fazer um novo alerta e convocar a todos os gestores e conselheiros a integrar a mobilização de combate à dengue no sábado (04) na região Sul da cidade. O prefeito também utilizou as redes sociais para pedir o apoio da população.

“A dengue é uma doença muito grave que pode levar a óbito, e para contornar esse problema a prefeitura tem feito a parte dela, com a ampliação dos horários de atendimento em cinco unidades de saúde, ampliação de leitos nas Upas e Hospital Municipal e agora iniciamos mais uma mobilização, com a limpeza de terrenos e vistorias ambientais na região do Porto Meira, que acumula o maior número de casos da doença em nossa cidade”, comentou Sampaio.

Ele cobrou a união de esforços de todos os membros do COMUS, para que a cidade possa reduzir o número de casos da doença. “É preciso que todos colaborem, descartando corretamente o lixo e evitando focos do mosquito da dengue’”.

De acordo com ultimo boletim epidemiológico, a cidade tem mais de 9 mil notificações e 581 casos confirmados de dengue, 203 somente no Distrito Sul, o que corresponde a 35% do total. O município também registrou dois óbitos em conseqüência da doença.

A reunião no COMUS seguiu com a prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022 da Secretaria da Saúde, que iniciou na semana passada com apresentação de oito diretorias e Hospital Municipal e a conclusão dos trabalhos, nesta quinta-feira, com a Diretoria de Assistência Especializada (DIES) e Vigilância em Saúde.

Foz do Iguaçu registra o primeiro óbito por dengue em 2023

A Vigilância Epidemiológica confirmou  nesta quinta-feira (02), o segundo óbito por dengue em Foz do Iguaçu no ano epidemiológico 2022/2023, após resultados de exames que foram encaminhados ao Lacen. A vítima é um homem de 68 anos, que estava internado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck devido ao quadro grave da dengue desde o dia 01 de fevereiro  deste ano e, infelizmente, o caso evoluiu para óbito em 25 de fevereiro.

O primeiro óbito foi em setembro de 2022, porém é contabilizado para o atual ano epidemiológico das arboviroses, que inicia na semana epidemiológica 31 e encerra na semana 30.

  • AMN

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *