Prédio dos bombeiros no centro de Foz será ocupado pela Polícia Militar

O prédio histórico usado por anos como sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros, na área central de Foz do Iguaçu, será ocupado em breve pelo 14° Batalhão de Polícia Militar. O imóvel, localizado na esquina da Rua Quitino Bocaiúva com a Avenida JK, está passando por alguns reparos e adaptações para a transferência, que deve ocorrer nos próximos 15 dias.

O local abrigará agora os serviços da Polícia Turística, que hoje atende junto à Secretaria de Turismo, na Rodovia das Cataratas; e as equipes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), que são responsáveis por boa parte dos patrulhamentos em locais com grande incidência de crimes na cidade.

De acordo com o comandante da PM, coronel Marcos Aparecido de Souza, o prédio está situado em um local estratégico, de rápido acesso, que facilitará o atendimento dos turistas que necessitarem de orientações, concentrando o repasse de informações gerais e o registro de ocorrências.

A mudança também agilizará o atendimento à população local, com mais rapidez no deslocamento dos agentes da Rocam, já que grande parte das ações de furto, roubo e tráfico acontecem na área central, que concentra diversas comunidades. “A presença mais frequente na área do Monsenhor Guilherme, pretende coibir tudo isso com o policiamento preventivo”, destacou o comandante.

A edificação central pertence ao Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública. O local já foi sede do Instituto Brasileiro do Café (Ibc) e abrigou os serviços administrativos e operacionais do 9° GB por 30 anos. Agora estas atividades ficarão totalmente concentradas no novo quartel, na Avenida Paraná, inaugurado na última sexta-feira (1°).

 

Atuação do 14° BPM

Criado há 38 anos, por meio do decreto governamental nº 5404, o 14° Batalhão de Polícia Militar atende atualmente sete municípios: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Serrenópolis do Iguaçu, com uma população de aproximadamente 366 mil pessoas.

O batalhão desenvolve operações e outras ações ostensivas para a segurança da população, mas também promove atividades sociais como a Horta Solidária, resultado de uma parceria entre a Justiça Federal, a 4ª Vara Federal e o 14º Batalhão, em que condenados pela Justiça podem cumprir a prestação de serviços comunitários atuando na produção de hortifrúti que beneficia creches e outras entidades para o preparo de refeições.

Há ainda campanhas educacionais como o Maio Amarelo, em que os policiais militares fazem abordagens e levam a conscientização sobre os perigos do trânsito, e Outubro Rosa, na proteção da saúde das mulheres.

 

Modernização dos bombeiros

O novo prédio dos bombeiros, instalado na Avenida Paraná, em frente à catedral diocesana, comporta agora todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, como a confecção de boletins de atendimentos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) dos bombeiros e demais ocorrências, além dos setores de vistorias e análises de projetos de edificações e eventos.

A sede conta ainda com central de gerenciamentos das chamadas de emergência, salas de aperfeiçoamento técnico e de videoconferência, área de fisioterapia, auditório, refeitórios, coordenação e almoxarifados de equipamentos, lavanderias, alojamentos e vestiários para prontidão 24 horas, estacionamentos, serviços operacionais e manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias.

Apesar de o novo quartel ter capacidade para abrigar todo o efetivo da corporação, as unidades do Maracanã e Morumbi continuarão em funcionamento para agilizar o tempo de resposta nas ocorrências, dispondo de caminhão Abtr (autobomba tanque e resgate) e ambulância do SIATE.

 

  • Da redação / Foto: divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *