Prainha de Três Lagoas deve ser aberta ao público no dia 15 de dezembro

O espaço está passando por corte de grama e limpeza geral; Corpo de Bombeiros deve divulgar em breve o cronograma da Operação Verão

A popular prainha de Três Lagoas deve ser aberta para uso do público em geral no dia 15 de dezembro (quinta-feira). O espaço neste momento está sendo revitalizado, com corte de grama, reparo em churrasqueiras e limpeza em geral para garantir um espaço adequado aos moradores e turistas de Foz do Iguaçu.

Mesmo fechada para manutenção, o local tem sido usado por famílias buscando fugir do intenso calor dos últimos dias. Sem guarda-vidas e outras adequações, o balneário pode oferecer vários riscos aos frequentadores, incluindo possíveis situações de afogamentos.

Nesta semana as temperaturas na fronteira atingiram a casa dos 35°C. Sem outras opções gratuitas de lazer para se refrescar, muitas famílias questionaram o motivo da prainha ainda não ter sido aberta para atividades.

Por meio de nota à imprensa, a Prefeitura de Foz informou que foi homologada a contratação da empresa responsável pela revitalização do balneário, com limpeza, vigilância e guarda-vidas, e as reforças começaram no dia 1° de dezembro. “A orientação nesse momento é que o fechamento dos portões e as placas que informam a interdição sejam respeitados a fim de garantir a integridade de todos”, disse a prefeitura.

Muitos moradores das proximidades da prainha questionaram o motivo de as manutenções não terem sido realizadas antes, para que o espaço já estivesse disponível para uso. Novamente por nota a prefeitura informou que os trabalhos começaram apenas neste mês para evitar o risco de vandalismo no local.

Por hora, resta à população aguardar a abertura oficial da temporada de verão em Foz, com os serviços devidamente realizados e em perfeito funcionamento. A reportagem também entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que realiza todos os anos a Operação Verão Costa Oeste. Em resposta as equipes informaram que os preparativos para a ação estão sendo finalizados e a previsão é de que o cronograma seja divulgado na próxima semana.

Orientações

Com as altas temperaturas muitas pessoas aproveitam para ter mais contato com a natureza e tomar banho em lagos, rios e cachoeiras. Para que esse tipo de passeio seja seguro é preciso tomar uma série de cuidados e levar em consideração as orientações do Corpo de Bombeiros.

“A orientação é que a população busque locais com guarda-vidas. Em dezembro, temos a Operação Verão que acontece no litoral e em nossa região Oeste também. Em Marechal Rondon, Santa Helena, entre outros municípios lindeiros ao Lago de Itaipu serão montados pontos com guarda-vidas nos próximos dias”, alertou o comandante do 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Luís Eduardo Zarpellon.

Zarpellon pontua ainda que nos casos de afogamento a pessoa que não tem capacidade não deve tentar entrar na água para o resgate, pois corre o risco de se tornar outra vítima. “Ter material flutuante, como boias, é sempre bom. Evitar consumir bebida alcoólica e entrar na água, ter atenção especial com as crianças são cuidados essências para evitar acidentes”, destacou.

Balneários da região

Além da prainha de Três Lagoas, a região Oeste conta com vários outros balneários públicos. Um dos mais conhecido é o balneário Jacutinga, localizado em Itaipulândia. O espaço foi aberto para temporada de verão no dia 26 de novembro, oferecendo quadra de esportes, academia ao ar livre, playground, banheiros, chuveiros, duchas, água encanada e luz elétrica. A entrada e o estacionamento também são gratuitos.

A prainha artificial, formada pelas águas do Lago de Itaipu, atrai turistas de toda a região e dos países vizinhos. São mais de 800 metros de orla, 250m próprios para banho, protegido com rede contra o ataque de piranhas.

Em São Miguel do Iguaçu, o balneário Ipiranga também há está em funcionamento para a temporada. Durante o período de 07 de novembro de 2022 a 30 de abril de 2023, foram regulamentadas as taxas de utilização da estrutura física e serviços de estacionamento. Os valores devem ser consultados com a prefeitura do município.

Mais próximo de Foz há a prainha de Santa Terezinha de Itaipu, ou balneário Alvorada. O espaço deve estar disponível em breve para uso da população. Em Santa Helena também ainda não há informações sobre a abertura do balneário.

Da redação / Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *