Por altas temperaturas, o asfalto da Ponte da Integração Brasil-Paraguai é substituído
A Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, a segunda unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu, está praticamente concluída, no entanto, esta semana os trabalhadores retornaram ao local, desta vez para remover a primeira camada e colocar uma nova sobre o tabuleiro da estrutura sobre o rio Paraná. O motivo seria as altas temperaturas que no verão pode chegar próximo a 50 graus na região. Via deve ser aberta ao tráfego no mês de julho, segundo perspectiva da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) explicou os motivos que levou a substituição do asfalto da ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco (Paraguai), que ainda não foi inaugurada. “Informamos que, após análise dos efeitos da variação de temperatura, foi decidido substituir o cimento asfáltico de petróleo (CAP) antigo por um mais resistente ao calor, que também responde melhor ao tráfego de veículos pesados”, destaca o manifesto do órgão.
“O CAP 30/45 sendo aplicado resiste a temperaturas de até 52 °C”, ressalta o DER-PR, informando que os serviços estão sendo realizados nos 760 metros de tabuleiro da estrutura, e devem ser concluídos na semana que vem, “sem custos adicionais”. As obras da Ponte da Integração tiveram início em agosto de 2019, com previsão de serem entregues em fevereiro do ano passado.
No entanto, “obstáculos aduaneiros dificultaram o começo das atividades na margem paraguaia da ponte”, disse em nota o DER-PR, justificando o atraso na entrega da estrutura. Apesar da estrutura estar praticamente concluída desde o final do ano passado, as obras complementares das aduanas e acessos em ambos os lados da fronteira, impedem que ela seja aberta ao tráfego de caminhões com cargas, finalidade inicial da nova ponte.
No lado brasileiro, a Perimetral Leste terá aproximadamente 15 quilômetros e vai ligar a nova aduana, passando pela aduana da Ponte Tancredo Neves na fronteira com a Argentina, até a BR-277, na saída de Foz do Iguaçu. Diante do atraso nestas obras, que estão praticamente paralisadas, os órgãos de segurança e de controle das fronteiras do país, buscam alternativas para utilização da mesma.
Para julho
Em entrevista à Rádio Cultura, a Inspetora Chefe da Polícia Rodoviária Federal, Luiza Lux, falou dos desafios da função, em uma área de movimento intenso na fronteira e nas rodovias. Segundo ela, a previsão para a nova ponte nesse momento é de abertura parcial para julho. “No começo do ano foi falado em abril, mas foi postergado justamente por causa dos acessos, que não foram concluídos”, ressaltou ela.
“Ainda não há uma ligação da ponte com a BR 227, que vai ser a nova rodovia, a Perimetral Leste, e a BR 469. Pelo que foi tratado até agora, serão caminhões vazios (ida e volta) e, possivelmente, veículos de passeio. Nesse primeiro momento, com a previsão para o mês de julho, a aduana com a Argentina será mantida para fazer a fiscalização”, adiantou a inspetora.
- Da Redação / Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN