PM reforça a segurança no comércio para as compras e festas de final de ano em Foz
O 14° Batalhão de Polícia Militar em Foz do Iguaçu deu início, nessa sexta-feira (1°), a Operação Natal com o objetivo de reforçar a segurança nas áreas de comércio, como região central e bairro Vila Portes, além de outros locais com grande circulação de pessoas, como Gramadão da Vila A e Praça da Paz.
A ideia central da ação, que ocorre simultaneamente em todo o Paraná, é prevenir crimes de furto e roubo, que costumam aumentar nesta época do ano em decorrência das compras e festas de final de ano. O pagamento do 13° salário, a expansão do horário de atendimento nas lojas e as festividades públicas são um “atrativo” para os criminosos e exigem mais atenção das forças de segurança.
Equipes que trabalham na parte ostensiva e administrativa foram deslocadas para intensificar os patrulhamentos, abordagens e bloqueios de trânsito em pontos estratégicos. Foram mobilizados policiais de vários grupos, incluindo Rocam, Rotam, RPA, Choque, PM Ambiental, Canil e outros.
O início da ação coincide com a abertura do Natal de Foz, que ocorrerá hoje (2) no Gramadão da Vila, com o acender das luzes natalinas, previsto para as 19h30. A programação terá brincadeiras circenses com a Troupe Luz da Lua e abertura da Vila Encantada do Papai Noel.
“O intuito da ação é intensificar o trabalho já realizado diariamente pela Polícia Militar, garantindo que as pessoas se sintam mais seguras para fazer suas compras, apreciar a decoração de Natal e as festas e coibir todas as questões que possam gerar transtornos para esses cidadãos”, explicou a assessoria da PM.
A operação contribuirá também para que a PM faça buscas, apreensões, capturas de foragidos, prisões em flagrante ou de indivíduos que estejam com mandados de prisão expedidos pela Justiça.
“A ação vai acontecer até 24 de dezembro, todos os dias, até às 23 horas, de forma a garantir que as pessoas, os turistas e os comerciantes tenham mais tranquilidade na hora de transitar e fazerem pela cidade, especialmente onde há muito movimento”, destacou a PM.
Locais já previamente mapeados, onde há registro de ocorrências constantes, terão maior atenção das equipes, em horários específicos. A população pode colaborar com o trabalho da PM através de denúncias. As informações podem ser repassadas através do telefone 181 e também pelo aplicativo 190.
Por meio da ferramenta é possível abrir ocorrências policiais de forma rápida, incluir fotos e vídeos, trocar mensagens em tempo real com a central da PM, receber dados do boletim de ocorrência e avaliar o atendimento prestado pelas equipes policiais. Também há recurso de tradução em Libras.
Outras ações
Em paralelo a Operação Natal da PM, seguem de forma ininterrupta também as operações Fronteira, da Receita Federal; e Garantia da Lei e Ordem (GLO), que envolve as Forças Armadas.
Ambas as ações vêm atuando desde o início de novembro nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina, visando cessar o contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas, que costuma aumentar ainda mais no final de ano.
- Da redação / Foto: 14° BPM