PCPR na Comunidade levará serviços de polícia judiciária à população de Foz do Iguaçu

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) oferecerá serviços de polícia judiciária e orientações à população de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, de 2 a 5 de maio. O evento será no Centro de Convivência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua Perdigão, nº 380, na Vila A, das 9h às 17h.

Serão disponibilizados serviços como registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações. Além disso, serão confeccionadas carteiras de identidade para quem fez o agendamento prévio. Também haverá palestras, atividades lúdicas com as crianças, demonstrações de perícia papiloscópica e apresentação com cães policiais.

Na semana passada, a Polícia Civil levou serviços de polícia judiciária para mais de 2,7 mil pessoas durante eventos do PCPR na Comunidade que aconteceram em Mauá da Serra e Tamarana, no Norte do Estado. Além da oferta dos serviços habituais, houve emissão de Carteira de Identidade Nacional. Ao todo, foram confeccionados 1.353 documentos, sendo 716 em Mauá da Serra e 637 em Tamarana.

Moradora de Tamarana, Josiane Castro conta que a agilidade dos serviços no evento foi uma das qualidades, considerando que para o acesso a alguns serviços é necessário o deslocamento para um município vizinho. “Vim fazer a carteira de identidade do meu filho e esse atendimento da Polícia Civil, além da proximidade com as crianças, facilita muito para nós”, destaca.

“É a primeira vez que esse programa vem a Tamarana. É um grande aprendizado, é uma forma de aglomerar conhecimento para a vida da criança e aos pais. Dessa maneira a gente vê um futuro cheio de esperança”, acrescenta a prefeita da cidade, Luzia Harue Suzukawa,.

Em Mauá da Serra, delegados e agentes de polícia judiciária ministraram palestras para 390 alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 6 e 11 anos, sobre prevenção ao abuso sexual infantil, prevenção ao uso de drogas, bullying e cibercrimes. Houve, ainda, palestra para idosos sobre golpes na internet.

A secretária da Educação de Mauá da Serra, Vânia Alencar Coutinho dos Santos, diz que as palestras são fundamentais para os alunos saberem seus direitos. “Mesmo que trabalhemos esses conteúdos dentro das nossas escolas, é diferente quando são outras pessoas que vêm falar, principalmente quando são da Polícia Civil. Esse incentivo é muito importante”, complementa.

Em Tamarana o evento foi realizado em parceria com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná, e o Paraná em Ação, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) .

PROGRAMA – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

 

  • AEN /Foto: Polícia Civil do Paraná

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *