Passageiros esquecem mais de mil objetos por ano no Aeroporto de Foz
A pressa para embarcar, a distração com o celular ou o simples esquecimento têm feito muitos passageiros deixarem para trás objetos pessoais no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Em 2024, o setor de Achados e Perdidos do terminal registrou 1.124 itens esquecidos, mas apenas 200 foram recuperados pelos donos — uma taxa inferior a 20%.
Os objetos encontrados passam por uma triagem inicial realizada por agentes do aeroporto, sendo catalogados e armazenados com segurança por até 90 dias. Caso não sejam retirados dentro do prazo, são doados para instituições assistenciais.
Os mais esquecidos
Entre os objetos mais deixados para trás estão documentos pessoais, como CNH, RG e cartões de crédito, além de eletrônicos, roupas e souvenires adquiridos no terminal. Relógios, brincos, chapéus e travesseiros de pescoço também figuram na lista.
Alguns itens chamam atenção pela singularidade: guarda-sóis, bengalas, carrinhos de bebê e até cadeiras de rodas já foram esquecidos no aeroporto. Segundo o gerente do terminal, Wander Melo Junior, o raio-x e as salas de embarque são os principais locais onde objetos são deixados.
“Muitas pessoas acabam deixando algum acessório ou documento ao passarem pelo raio-x. O mesmo acontece com roupas, malas e eletrônicos nas salas de embarque, além dos banheiros, onde são esquecidos principalmente remédios”, explica Wander Melo Junior.
Como recuperar?
Para localizar um pertence esquecido, o passageiro deve entrar em contato com o setor de Achados e Perdidos da CCR Aeroportos pelo telefone 0800-727-4720, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].
Caso não possa retirar pessoalmente, o dono pode autorizar um terceiro a buscá-lo, enviando um e-mail com a devida autorização.
Destino solidário
Os itens não retirados dentro do prazo são doados para instituições assistenciais, como a APAE de Foz do Iguaçu. Em 2024, cerca de 1,5 mil itens foram repassados à entidade, incluindo malas, roupas e calçados.
“Cada doação que recebemos tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas que atendemos. Seja para uso imediato dos nossos alunos ou para gerar recursos por meio do bazar, tudo é reaproveitado com um único objetivo: trazer mais conforto, segurança e oportunidades para quem realmente precisa”, destaca Cláudia Batista, diretora da APAE.
A CCR Aeroportos também realiza doações em outros terminais administrados pela empresa, como Curitiba, Navegantes, Goiânia e Palmas. Em dezembro de 2024, quase 6 mil objetos foram repassados a diferentes instituições no Brasil.
- Da redação com assessoria / Foto: Kiko Sierich/CCR