Operações contínuas em Foz resultam em queda de quase 70% nos furtos e roubos de veículos

As constates operações desencadeadas pelas forças policiais tem surtido efeito no combate ao furto e roubo e veículos em Foz do Iguaçu e região. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) mostram que a cidade registrou uma queda de quase 70% nestes crimes entre janeiro e março deste ano.

Dentre as principais ações, destacam-se as operações 4X4 Fortuner, Ponte da Amizade, Sentinela e Cidade Segura, deflagradas após uma significativa elevação no número de Boletins de Ocorrência registrados na 6ª Subdivisão Policial no início de 2025.

No comparativo, em janeiro foram contabilizados 136 furtos de carros e motos na fronteira, um volume alarmante frente aos 56 crimes registrados no mesmo mês de 2024.

Com base em investigações, a Polícia Civil identificou a atuação de quadrilhas especializadas na subtração de veículos, com preferência para caminhonetes. Somente da Operação 4X4 Fortuner já foram executadas três etapas, que resultaram na prisão de suspeitos e recuperação de bens.

Com as investidas, os crimes de furto caíram para 69 em fevereiro, passando para 51 em março. Ainda, foram recuperados 214 carros, motos e outros tipos de veículos no primeiro trimestre.

Paralelamente aos trabalhos ostensivos, a polícia também intensificou as investigações em inquéritos relacionados a estes crimes, com o objetivo de identificar e responsabilizar os envolvidos.

“A expressiva queda de quase 70% nos números, comparada a janeiro de 2025, é um reflexo direto do comprometimento e da atuação eficaz da Polícia Civil de Foz do Iguaçu em proteger a população”, destacou a unidade.

Quanto aos casos de roubos, foram registrados 92 crimes no primeiro trimestre, sendo 33 em janeiro, 28 em fevereiro e 31 em março. O número segue estabilizado em comparação ao mesmo intervalo de 2024, quando foram contabilizados 80 crimes do tipo.

 

Destino dos veículos

As investigações policiais em Foz identificaram que o principal destino de carros e motos subtraídos na fronteira é o Paraguai. No país vizinho os utilitários muitas vezes seguem para os chamados “desmanches”, onde tem as peças removidas, separadas e revendidas de forma clandestina (até mesmo para o Brasil).

Este esquema foi alvo de uma grande operação, em novembro do ano passado, que cumpriu ordens de busca e apreensão em Foz e Ciudad del Este. O alvo foi uma quadrilha suspeita do roubo de pelo menos 120 veículos, sendo a maioria caminhonetes.

Do lado de cá, as regiões do Centro e do bairro Vila A são as que detêm o maior volume de furtos e roubos de veículos, mas também ocorrem crimes com frequência na BR-277 e bairros com saída facilitada para a rodovia. A maioria dos casos é registrada no período da madrugada.

Para dificultar a ação dos criminosos, a população precisa estar atenta, evitando estacionar em locais de pouco movimento. Além disso, é sempre bom investir em equipamentos de segurança, como alarmes, corta-corrente, trancas e outros dispositivos.

 

Dados do Estado

No Paraná, houve uma queda de 19,2% nos crimes de furtos de veículos no primeiro trimestre deste ano, passando de 2.946 ocorrências em 2024 para atuais 2.382 casos. A redução dos roubos de veículos foi ainda maior, de 20,2%, passando de 559 entre janeiro e março do ano passado para 446 nos três primeiros meses deste ano.

“Essas reduções são o resultado de uma estratégia baseada em uma análise minuciosa sobre os dados da criminalidade no Estado, que possui causas e dinâmicas diferentes em cada região, e da presença efetiva das forças de segurança onde elas são mais necessárias”, destacou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

  • Da redação
  • Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *