Oeste ganhará Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida com espaço para mais de 2, 8 mil pessoas

O Oeste do Paraná ganhará nos próximos anos um grande santuário em honra à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O templo será construído em Itaipulândia, cidade que possui o maior monumento da santa na América Latina, e recebe milhares de romeiros de diversas regiões todos os anos.

O projeto de construção será apresentado neste sábado (12), no Centro de Artes Professor Vendelino Royer, em reunião que contará com a presença do arquiteto e urbanista responsável pela obra, Tobias Bonk Machado; e do bispo diocesano Dom Sérgio de Deus Borges, que fará a benção solene do espaço.

O santuário será o primeiro a integrar a Diocese de Foz do Iguaçu, que é responsável por 27 paróquias, em 14 municípios. O templo ocupará a posição de 3ª maior igreja e 2° maior santuário do Paraná.

Desenvolvido pela empresa Creatos Arquitetura, o projeto contra com o apoio dos profissionais da Secretaria de Planejamento de Itaipulândia. A igreja terá um total de quatro mil metros quadrados e, contando com área de apoio aos peregrinos, o espaço chegará a nove mil metros quadrados.

A obra terá quatro pavimentos, com espaço para 2.800 pessoas sentadas, e contará, ainda, com área de mirante, presbitério, capelas, auditório para 396 pessoas e praça de alimentação para mais de 700 pessoas.

A construção, juntamente com a revitalização do monumento de Nossa Senhora, irá fomentar o turismo religioso no Oeste, especialmente entre Itaipulândia e Foz, que em breve deve finalizar as obras de construção da catedral Nossa Senhora de Guadalupe. A igreja está em fase de acabamento, com colocação dos últimos vitrais, e deve se tornar uma referência da Tríplice Fronteira e da diocese local.

 

Símbolo de fé

O Santuário de Aparecida será erguido ao lado na escultura da santa, em Itaipulândia, que é polo do turismo religioso no Paraná, criado pela Lei Estadual 13.193/01.  O monumento é visitado por cerca de 100 mil pessoas de todos os lugares do país e do exterior todos os anos.

Localizada no ponto mais alto do município, a 367metros de altitude, a estátua possui um total de 26 metros. De frente para a cidade de Itaipulândia, do local tem-se uma vista impressionante do Lago de Itaipu e das belezas naturais do município.

O monumento é considerado uma obra oficial pelo Vaticano e faz parte da Rota da Fé pelas Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.A arte foi idealizada pelo escultor e arquiteto Marcelo Francallassi, de Curitiba. Inaugurada em 12 e outubro de 2000, sua construção teve como objetivo homenagear aos 500 anos do descobrimento do Brasil e valorizar a fé e a tradição católica regional e nacional.

 

Peregrinação

A peregrinação mais intensa ao monumento de Aparecida ocorre em outubro, mês dedicado à santa. De Foz até Itaipulândia são cerca de 75 quilômetros, percurso esse que é realizado de bicicleta, à cavalo e até mesmo a pé pelos chamados romeiros.

Com flores e terços em mãos, o sacrifício dos devotos é uma maneira de expressar a fé e agradecer a padroeira do Brasil por graças alcançadas. No ano passado, mesmo com chuva, a caminhada e as missas reuniram mais de 50 mil pessoas em três dias de celebração.

Os preparativos para o evento neste ano já foram iniciados. Parcerias firmadas entre a prefeitura de Itaipulândia e faculdades locais devem garantir a distribuição de água, comida e outras assistências aso peregrinos.

  • Da redação / Fotos: assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *