Observatório Social lança ferramenta de monitoramento da atividade dos vereadores

O Observatório Social em Foz do Iguaçu e a NK Consultoria Financeira acabam de lançar uma plataforma que reúne a produção legislativa da Câmara Municipal. A ferramenta de transparência abrange projetos, indicações, requerimentos, moções e assiduidade de cada vereador.

Com ela, é possível acessar as informações referentes ao ano de 2022, de forma rápida e simples. Permite que o cidadão possa analisar a efetividade das proposições no dia a dia e comparar o exercício dos mandatos parlamentares com as pautas defendidas e pactuadas durante a eleição.

É possível selecionar um vereador ou todos os integrantes da atual legislatura, pesquisar as atividades mês a mês e no ano, obtendo um resumo com informação da proposta. Desenvolvidono Power BI, uma ferramenta debusiness intelligence (BI), o sistema possui design interativo, podendo ser acessado por celular, tablet ou computador.

Durante o ano passado, os 15 vereadores apresentaram 217 projetos de lei. As sugestões ao Executivo são o expediente de maior número, totalizando 2.465 indicações. Foram 1.210 requerimentos e 21 moções, que são manifestações de apoio e aplauso a agentes públicos e instituições.

“Conhecer o que é apresentado pelos vereadores é um passo para o cidadão avaliar o seu representante e a atuação institucional do Legislativo”, explica o presidente do Observatório Social, Jaime Nascimento. “A plataforma não é ranking nem apresenta juízo de valor, análise que cabe ao iguaçuense”, completa.

O acompanhamento legislativo pela comunidade,prossegue o voluntário do controle social, é relevante pela atribuição da Câmara de Vereadores. “A representação política não é um cheque em branco. A população deve envolver-se e participar ativamente, acompanhar as decisões e fazer valer seus interesses”, expõe Jaime.

A plataforma está disponível em: fozdoiguacu.osbrasil.org.br.

Acesso e participação

O diretor da NK Consultoria Financeira, Hiago Mello, informa que a ferramenta foi concluída e apresentada no mês de aniversário de 109 anos de Foz do Iguaçu. O objetivo é reforçar a relação direta, de causa e efeito, entre a participação política cidadã e as entregas feitas à população pelos agentes públicos.

O consultor convida a população a explorar o poder da transparência. “Desenvolvemos uma ferramenta como objetivo de tornar acessível, à sociedade e ao cidadão, o que os vereadores estão fazendo efetivamente em seus mandatos eletivos”, realça. A NK atua de forma voluntária e gratuita no projeto.

Monitoramento do Legislativo

A plataforma da produção legislativa é uma das iniciativas de monitoramento da Câmara Municipal mantidas pelo Observatório Social. A instituição produz relatórios periódicos comparativos dos gastos da Casa de Leis iguaçuense com os de outras cidades, mensurando o valor per capita aplicado.

Papel fiscalizador

Além de legislar, função enfocada pelo aplicativo, os vereadores têm como uma de suas principais atribuições a fiscalização da aplicação dos recursos públicos pelo prefeito. Por isso é um poder definido como independente para exercer o controle externo sobre a administração, como consagra a Lei Orgânica de Foz do Iguaçu.

  • AI Observatório Social em Foz do Iguaçu /  foto: Reproduçãode Ensino e Pesquisa da PMPR; Tenente-Coronel Marcos Aparecido de Souza, Comandante do 14º BPM; Tenente Coronel Marcos Antônio Jahnke, secretário de segurança pública do Município e representante do Executivo no evento;

Capitão de Corveta Antonio José da Silva Junior, representando a Capitania Fluvial dos Portos do Rio Paraná; O Sub-Oficial da Aeronáutica, Marcio Silva, representando o DTCEA-FI; Major Ubirajara, Sub-Comandante do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada; Coronel Washington Alves, Superintende de Segurança Empresarial – Itaipu; cabo Scheila Melo, representante da Casa Civil do Governo do Estado; e Diego Rodrigues Dias, Diretor do DEPEN.

 

O vereador Cabo Cassol destacou o avanço do Colégio da Polícia Militar para o Estado do Paraná. “O CPM tem os valores a serem cultivados, mas principalmente no ensino de qualidade, vocês são destaque por onde passam. São exemplos daquilo que a sociedade espera: ensino de qualidade, a hierarquia, a disciplina e o respeito às instituições e aos valores” declarou.

Ao receber a placa, o Diretor do Colégio, Capitão Eliseu Gonçalves, externou a alegria e gratidão pelo reconhecimento. “Receber essa Moção de Aplauso em nome da equipe do CPM nos enche de orgulho. É fruto de dedicação anterior, nosso elevado reconhecimento ao coronel Marcos Aparecido de Souza e aos demais policiais militares que atuam e atuaram orientando os alunos. Aos dedicados professores, pedagogas e a toda equipe que se empenham na educação dos alunos e que acreditam em nosso trabalho”, destacou.

Finalizando a homenagem, o vereador Rogério Quadros (PDT), que presidiu a sessão, ressaltou a satisfação em conceder a honraria ao 5º Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu. “É uma instituição séria e íntegra que preza pelo desenvolvimento dos estudantes com o ensino de extrema qualidade e a contextualização de valores essenciais à boa convivência em sociedade”, conclui.

(colégio militar)  Homenagem da Câmara é um reconhecimento pela dedicação e esforços na promoção do ensino e a grande relevância para a comunidade iguaçuense

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *