Observatório Social de Foz disputa prêmio nacional com votação popular

O Observatório Social de Foz do Iguaçu concorre no concurso nacional de boas práticas do Sistema OSB, mediante votação popular, disponível na internet. Para apoiar o trabalho dos voluntários da cidade por transparência, basta curtir o vídeo no YouTube.

A entidade iguaçuense está concorrendo por meio das iniciativas de produção e análise de indicadores da gestão municipal, e com a atuação em prol da melhoria do transporte público. A seleção reúne ações em controle social de todo o Brasil.

O Observatório Social analisou os dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em educação, geração de empregos e saúde, constatando que Foz do Iguaçu não integra a lista das cidades mais desenvolvidas do Paraná. O estudo fez comparações entre localidades de porte similar.

“E também descobrimos que Foz do Iguaçu paga muitos impostos em relação aos demais municípios”, contextualiza o voluntário Haralan Mucelini. “Esse conjunto de fatores mostra que temos inúmeros desafios hoje e no futuro”, complementa.

Os controladores sociais também lançaram a lupa sobre dados do transporte coletivo, concluindo que o custo para o cidadão é alto em relação aos serviços devolvidos à coletividade. Esse levantamento foi exposto em audiências públicas e disponibilizado ao poder público.

 

Moradores podem votar

Presidente do Observatório Social em Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento pede a colaboração dos moradores para votar e apoiar o trabalho da entidade, que é unicamente voluntário. “É uma forma de colocar a nossa cidade em evidência e chamar atenção para a importância do controle social feito pela própria população”, convida.

Ele explica que os indicadores de gestão são priorizados por serem as principais ferramentas para medir a qualidade dos serviços públicos, e se eles estão atendendo adequadamente os iguaçuenses. É um trabalho técnico e com base em informações oficiais.

“Precisamos ter parâmetros e analisá-los comparativamente com outras cidades”, frisa. “Somente desse modo dá para mensurarmos quais são os desafios e os obstáculos para melhorar Foz do Iguaçu e a quem de direito, que é o morador”, conclui Jaime.

 

Eficiência da gestão pública

O prêmio de boas práticas coincide com os 16 anos do Observatório Social do Brasil, instituição social criada nacionalmente em 28 de agosto de 2008. Com impacto, destaque para a contribuição para a eficiência da gestão pública e promoção da justiça social.

Com cerca de 130 observatórios coordenados pelo Sistema OSB, os números de economia gerada para os cofres públicos municipais ultrapassam R$ 5,5 bilhões. Essa cifra se refere apenas ao monitoramento de processos de licitação.

 

Concurso nacional de boas práticas

Votação popular: até 4 de setembro (quarta-feira)

Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ch-FDi0pYi0&list=PLrwE0-AP5-C7e9b9U9PxyPPoxPFqsKC4s&index=15

Modo de votar: like (“gostei”) no vídeo

  • AI Observatório Social em Foz do Iguaçu / foto: Marcos Labanca

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *