Observatório Social convida para diálogo sobre gestão de resíduos
O Observatório Social em Foz do Iguaçu promove a roda de conversa “Responsabilidade compartilhada: o papel da sociedade na gestão sustentável dos resíduos”, recebendo cinco expositores convidados. Aberto para a comunidade, o encontro será nesta quarta-feira, 26, às 19h, no exoHub CITA da ACIFI. Inscrições em: @osbfozdoiguacu.
O encontro é destinado a profissionais e técnicos, gestores e agentes públicos, membros de entidades da sociedade civil organizada, professores e estudantes universitários, bem como para moradores em geral. A ação é do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente do Observatório Social, no contexto do Dia Internacional do Resíduo Zero.
O objetivo é debater desafios e alinhar soluções para a gestão de resíduos urbanos, incentivando a responsabilidade compartilhada entre poder público, setor privado e sociedade civil. A partilha de experiências visa a nortear propósitos e ações para tornar Foz do Iguaçu e a região trinacional mais sustentáveis.
A programação será aberta com a exposição dos parceiros institucionais: João Zanatta, vice-presidente para Assuntos Administrativos e Financeiros do Observatório Social; João Tsuzaki, representante do Núcleo de Sustentabilidade da ACIFI; Fátima Langbeck, do Coletivo Resíduo Zero/Foz do Iguaçu; e Gizele Vosgerau, da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri).
A roda de conversa terá cinco painéis, seguida de diálogo entre os participantes e alinhamento das proposições. Pela sequência:
– “Panorama dos desafios para transformar Foz do Iguaçu em uma cidade resíduo zero”: Fátima Langbeck, embaixadora Zero Waste;
– “A reciclabilidade em Foz do Iguaçu e os desafios enfrentados pelas cooperativas de reciclagem”: Anderson Cardoso, representante da Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu (Coaafi);
– “Empreendedorismo sustentável – como a gestão de resíduos orgânicos impulsiona a economia circular”: Yuri Ontiveros e Plínio Lopes, empresários integrantes da Tekoa Compostagem;
– “Experiências e desafios da gestão de resíduos na fronteira argentina”: Paola Giménez, representante da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Codetri – Vecino Sustentable, Puerto Iguazú;
– “Perspectivas e desafios da gestão de resíduos na fronteira paraguaia”: Luisa Davalo, representante da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Codetri – Coletivo Basura Cero, Ciudad del Este.
A coordenadora do GT de Meio Ambiente do Observatório Social, Maria de Fátima Gomes, destaca a união entre instituições parceiras da região trinacional e o trabalho conjunto em prol da sustentabilidade. “Queremos, juntos, construir soluções viáveis para transformar Foz do Iguaçu e região fronteiriça em referências na gestão sustentável de resíduos. E isso só será possível com participação e envolvimento de toda a comunidade”, convida.
Nações Unidas
A roda de conversa está alinhada às ações pelo Dia Internacional do Resíduo Zero, estabelecido pelas Nações Unidas em 2022 e celebrado anualmente em 30 de março. A data visa a incentivar práticas que reduzam a geração de resíduos e promovam o uso eficiente dos recursos.
Roda de conversa sobre gestão de resíduos
Data: 26 de março (quarta-feira), às 19h
Local: exoHub CITA da ACIFI (Rua Padre Montoya, 490, centro)
Inscrições: @osbfozdoiguacu
Valor simbólico: R$ 10 (valor revertido para ações de sustentabilidade)
- AI Observatório Social em Foz do Iguaçu
- foto divulgação-arquivo