Obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu avançam e atingem 61% de conclusão
As obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, infraestrutura essencial para a mobilidade e integração fronteiriça, atingiram 61% de execução neste mês de março. A nova rodovia, que conectará a BR-469 (Rodovia das Cataratas) à BR-277, é um dos principais acessos à Ponte da Integração Brasil–Paraguai e está em fase de pavimentação e construção de viaduto.
O viaduto sobre a BR-277, estrutura estratégica para o fluxo rodoviário, teve sua laje do tabuleiro concretada em duas etapas, exigindo interdições temporárias das vias marginais e da pista central. A obra envolveu a utilização de 24 toneladas de aço e 200 metros cúbicos de concreto, aplicados com o apoio de betoneiras e caminhões equipados com bombas lança.
Infraestrutura e segurança viária
O projeto prevê dispositivos de segurança para a rodovia, com a instalação de 13 quilômetros de defensas metálicas e quatro quilômetros de barreiras de concreto do tipo New Jersey. Além disso, cerca de 55% dos serviços de pavimentação já foram concluídos, abrangendo trechos estratégicos que incluem a interdição da Rua Mercúrio para a implantação de uma nova rótula alongada.
As novas aduanas nas fronteiras com Paraguai e Argentina também seguem em ritmo acelerado, com obras avançando nos edifícios centrais, pátios e demais estruturas operacionais. A melhoria nas instalações visa otimizar os controles alfandegários e facilitar a circulação de pessoas e mercadorias entre os países.
Investimentos
O empreendimento é fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, o governo federal e a Itaipu Binacional, que já destinou cerca de R$ 83 milhões para sua execução. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) alerta que o acesso às áreas em obras é restrito a trabalhadores e moradores lindeiros. Os trechos em intervenção contam com sinalização provisória, e a desobediência às restrições pode resultar em penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
A Perimetral Leste é uma obra de grande impacto para a infraestrutura viária da Tríplice Fronteira, ampliando a conectividade regional e impulsionando o desenvolvimento logístico e econômico da região.
- Da redação com AEN
- Fotos: DER-PR