Novo viaduto da BR-277 na Perimetral de Foz está com as vigas concluídas

A Perimetral Leste terá uma extensão de 15 quilômetros, que irá contornar a cidade, desde a BR-277 até a Ponte da Integração Brasil – Paraguai

 

Uma das obras mais emblemáticas de Foz do Iguaçu, a implantação da Perimetral Leste teve avanços na construção do novo viaduto da BR-277, que fará a ligação entre a rodovia e a nova ponte internacional entre Brasil e Paraguai. Neste mês, foram finalizadas as concretagens das 12 vigas longarinas, que serão lançadas sobre o viaduto. Condutores que trafegam no trecho já podem ver os pilares do viaduto dando forma à estrutura.

Na sequência, está previsto a realização da prova de carga para validação do desempenho das estacas raiz, que compõem a fundação do viaduto. A carga é aplicada em uma estaca teste, executada nas mesmas condições das estacas da estrutura, até ser verificada ruptura ou até atingir duas vezes o valor da carga previsto em projeto.

À medida que a carga é aplicada, é monitorada a deformação da estrutura e registrados dados sobre o seu comportamento. Com base nessas informações, os engenheiros podem confirmar se a estrutura é forte o suficiente para suportar a carga prevista.

A Perimetral Leste terá uma extensão de 15 quilômetros, que irá contornar a cidade, desde a BR-277 até a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, que já está com sua estrutura concluída, além do acesso à Ponte Tancredo Neves, na fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina. A ligação entre a nova via e a BR-277 será realizada justamente pelo viaduto onde as obras estão concentradas, além de permitir acessos às marginais e retornos para quem trafega sentido Foz ou Curitiba.

A obra terá, no total, seis viadutos, sendo que três deles já estão com as estruturas prontas, próximo à ponte. Conforme a medição do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a implantação da Perimetral Leste de Foz atingiu 19,62% de conclusão em março. O investimento aplicado até o momento é de R$ 20,4 milhões.

No local onde serão implementadas as aduanas, nas fronteiras com Paraguai e Argentina, está em andamento a execução da drenagem, com instalação de caixas e alas de bueiros, concentrados neste momento na aduana paraguaia. Na linha geral da rodovia continuam sendo executadas a terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem.

PONTE DA INTEGRAÇÃO – A Ponte da Integração teve sua estrutura concluída no fim do ano passado, recebendo agora os últimos detalhes, como instalação de placas de sinalização náutica, de tubos de drenagem de água da chuva e de guarda-corpo externo, além da soldagem das vias de rolamento das plataformas de inspeção e manutenção sob a ponte. A nova ligação entre o Brasil e Paraguai vai desafogar o trânsito do perímetro urbano de Foz do Iguaçu e da Ponte da Amizade.

O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelos recursos financeiros. A execução é do DER/PR. Já foram investidos R$ 233,5 milhões na obra.

  • AEN / Foto: DER

 

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