Novo quartel dos bombeiros em Foz terá sistema de inteligência e concentrará diversos serviços de atendimento à população 

Com mais de 5,8 mil m² de área construída, o novo quartel do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu abrigará diversos serviços e promete reestruturar o atendimento das equipes na cidade, diminuindo o tempo de resposta em ocorrências e melhorando a qualidade de trabalho dos militares.

A unidade, instalada na Vila A, já está finalizada e deve ser inaugurada na segunda quinzena de outubro. O prédio concentrará todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, como a confecção de boletins de atendimentos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) dos bombeiros e demais ocorrências, além dos setores de vistorias e análises de projetos de edificações e eventos.

A sede contará ainda com central de gerenciamentos das chamadas de emergência, salas de aperfeiçoamento técnico e de videoconferência, área de fisioterapia, auditório, refeitórios, coordenação e almoxarifados de equipamentos, lavanderias, alojamentos e vestiários para prontidão 24 horas, estacionamentos, serviços operacionais e manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias.

“É um projeto esperado por nós há muitos anos e que agora está prestes a se tornar realidade. Essa unidade permitirá ao Corpo de Bombeiros realizar um trabalho de excelência. Espaços como a academia e a sala de fisioterapia, por exemplo, são essenciais porque o bombeiro usa muito a força no seu dia a dia, principalmente no resgate de vidas”, contou o comandante do 9° GB, tenente-coronel Amarildo Roberto Ribeiro.

Com proposta moderna, o quartel da Vila A também será exemplo de tecnologia e sustentabilidade. A construção possui sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva, além de aquecimento solar com planos para a instalação de um sistema para a geração energia fotovoltaica.

“A meta é integrar o prédio ao projeto ‘Vila A Inteligente’, onde se buscará parceria com a Itaipu Binacional e a prefeitura de Foz do Iguaçu para a sincronização dos semáforos da região, agilizando o deslocamento de caminhões e ambulâncias em atendimentos de emergências e proporcionando segurança no trânsito para motoristas e pedestres”, explicou o cabo Rodrigues, da assessoria do 9° GB.

Esta conexão, que coloca a tecnologia a favor do serviço público, já começa pela Central de Atendimento, o Cobom, onde os bombeiros radioperadores terão acesso compartilhado às câmeras de monitoramento das principais vias da cidade, geridas pela Guarda Municipal, que auxiliarão na estratégia de melhor deslocamento das viaturas e verificação de ocorrências de trânsito.

“Com as novas instalações, consequente modernização e reaparelhamento de materiais e viaturas, temos a certeza que seguiremos atendendo os patamares elevados de aprovação e expectativas da população”, destacou o tenente-coronel Amarildo.

Atualmente os bombeiros dispõem de três postos em Foz, instalados nos bairros Jardim Maracanã, Morumbi, e Centro, onde funciona o atual quartel administrativo. A unidade central será repassada ao 14° Batalhão de Polícia Militar, que estuda a instalação de serviços.

Apesar de o novo quartel ter capacidade para abrigar todo o efetivo da corporação, as unidades do Maracanã e Morumbi continuarão em funcionamento para agilizar o tempo de resposta nas ocorrências, dispondo de caminhão Abtr (autobomba tanque e resgate) e ambulância do SIATE.

 

Investimento

O novo prédio dos bombeiros tem investimento de R$ 27,5 milhões, com recursos oriundos de um financiamento do BID para a Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp). Todo o acompanhamento técnico e fiscalização do projeto e da obra foi realizado pela Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (Secid).

A nova sede do 9° GB começou a ser planejada em 2000. Em 2011 a Itaipu doou o terreno adjacente ao atual quartel, com mais de 17.671,87 m² e saída para a Avenida Paraná. Em 15 de março de 2021, foi então lançada a pedra fundamental da obra.

Após dois anos de construção, o prédio será enfim inaugurado, modernizando a logística de atendimento das do 9° GB, que é responsável por Foz e outros 10 municípios do Oeste.

 

  • Da redação / Foto: 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *