Meteorologia prevê chuva e frio no final de semana de carnaval em Foz

Os levantamentos apontam mínima de 15°C no sábado e domingo na fronteira; Inmet emitiu alerta para o risco de tempestades

 

Uma rápida mudança no tempo deve trazer chuva e até frio no final de semana em Foz do Iguaçu, é o que preveem os sistemas de meteorologia do Paraná.  A cidade encontra-se inclusive sob alerta para o risco de temporais com ventos fortes. O aviso de perigo foi emitido na manhã de ontem (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e se estende pelo menos até o final da manhã dessa quarta-feira (15).

O tempo instável deve seguir durante toda a semana, com dias nublados. A boa notícia é que o calorão deve dar uma trégua. “A quarta-feira será de muita instabilidade sobre o Paraná, devido ao posicionamento de uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil. No decorrer da madrugada e manhã, alguns eventos de chuva já ocorrem entre o Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Estado. As condições para tempestades ficam bastante elevadas”, destacou o Sistema de tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Os levantamentos do Simepar apontam mínima de 17°C no sábado e máxima de 24°C. No domingo a previsão é de mínima de 15°C e máxima de 27°C. As previsões do Climatempo não divergem, com mínimas de 16°C e 15°C para o final de semana. Já o Inmet prevê clima ainda mais frio, com mínima de 14°C para o sábado.

A temperatura deve voltar a subir na segunda-feira (20), mas as previsões apontam mínimas de 20°C e máximas que não devem ultrapassar os 28°C. “Entre quinta e sexta-feira, o sistema frontal continua atuando sobre a Região Sul e mantém o tempo bastante instável no Paraná. O risco de tempestades segue alto, e o volume de chuva deve ser expressivo em vários setores. No sábado a instabilidade tende a diminuir e as temperaturas ficam mais amenas mesmo a tarde”, esclareceu o Simepar.

Para quem pretende viajar para aproveitar o feriado de carnaval na capital ou região do litoral deve ficar atento, pois também há previsão de pancadas de chuvas nestas localidades. O final de semana deve ter precipitação e temperaturas entre 14°C e 19°C na segunda e terça de folia.

Atenção

Os últimos temporais, registrados nos dias 30 e 31 de janeiro, causaram vários pontos de alagamento em Foz. Em um único dia choveu 56 milímetros em um intervalo de 45 minutos, causando vários transtornos, como entupimento de bocas de lobo, falta de luz e quedas de galhos de árvores.

A Defesa Civil já segue atenta devido às condições favoráveis para chuvas intensas até o final de semana. Em dias de tempestade as equipes alertam para que os moradores não se exponham a situações de risco, tendo cruzar locais alagados, sob risco de afogamento ou outros ferimentos.

É importante também nunca parar com automóveis embaixo de árvores em dias de vendaval ou chuva intensa, já que a queda de galhos pode provocar graves acidentes. Situações de emergências podem ser acionadas pelo telefone 199.

Caminhando para o Outono

As altas temperaturas tão características do verão, a estação mais quente do ano no Brasil, em breve começarão a dar espaço para temperaturas menos escaldantes. É a chegada do outono 2023, estação que antecede o inverno. A nova estação deve ter início às 18h15 do dia 20 de março.

Nas primeiras semanas do outono o dia e a noite tem a mesma quantidade de horas, ou seja, às 24 horas de um dia são formadas por cerca de 12 horas de claridade e 12 horas de escuridão. Esse processo é chamado de equinócio de outono, e à medida que o inverno se aproxima os dias vão se tornando mais curtos e as noites mais longas.

Da redação / Foto: Christian Rizzi /arquivo AMN

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *