Mesquita de Foz será destaque de Foz no Caldeirão com Mion

No cenário onde as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional e três países se encontram, a TV Globo escolheu a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu (PR), como um dos símbolos mais emblemáticos da convivência entre culturas no Brasil. O local será destaque em uma edição especial do programa Caldeirão com Mion, gravado na Tríplice Fronteira, que vai ao ar neste sábado, 9 de agosto, às 16h15.

A mesquita, considerada uma das maiores da América Latina, sintetiza a presença da comunidade muçulmana na região, que ao longo das décadas construiu pontes entre tradição religiosa, hospitalidade e cultura. Com arquitetura imponente e minaretes de 31 metros que se impõem sobre o bairro Jardim Central, o local atrai visitantes de todo o mundo, não apenas por sua beleza, mas pela experiência de diálogo e imersão cultural que oferece.

A produção do Caldeirão, que tem veiculado episódios especiais gravados em Foz, deu atenção especial à Mesquita como expressão da diversidade religiosa e cultural da região. “Foi uma troca muito rica”, afirmou Hola El Kadri, gerente administrativa do centro de visitantes do templo. “Somos um atrativo riquíssimo, cheio de história e cultura. Ficaram muito felizes com a dimensão da Mesquita e com o nosso importante trabalho social”, completou.

 

Cultura viva

Erguida com apoio da comunidade árabe local, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab teve sua pedra fundamental lançada em 1981, sendo oficialmente inaugurada dois anos depois. Desde então, tornou-se um polo de integração religiosa e cultural em Foz. Além das orações e cerimônias religiosas, o centro oferece aulas de língua árabe, visitas guiadas, sessões educativas sobre o islamismo e uma imersão em tradições que atravessaram oceanos até se firmarem no Oeste paranaense.

O circuito turístico inclui desde a exibição de um vídeo explicativo até passeios pelo pátio, exposições de arte islâmica e visita ao salão de orações. Os turistas ainda podem conhecer uma loja de artigos religiosos e uma confeitaria típica, onde são vendidos doces árabes e produtos artesanais.

As visitas são guiadas e, por se tratar de um espaço sagrado, os visitantes devem observar orientações específicas sobre vestimentas, disponíveis no site oficial: www.mesquitafoz.com.br.

 

  • Da redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *