Meia Maratona das Cataratas reuniu atletas de nove países em celebração ao esporte e à natureza

Uma das provas mais aguardadas do calendário esportivo brasileiro, a 16.ª Meia Maratona das Cataratas reuniu 3.016 atletas neste domingo (18) em uma experiência que ultrapassou o esporte. Mais do que cruzar a linha de chegada, os participantes percorreram trajetos de 21 km e 8 km dentro do Parque Nacional do Iguaçu — um dos principais símbolos ambientais do país e Patrimônio Natural da Humanidade.

Com largada e chegada ao lado das Cataratas do Iguaçu, a corrida atraiu atletas de 332 cidades brasileiras e representantes de oito países, com destaque para o Paraguai, que enviou 465 corredores. Também houve participação de atletas da Argentina, Uruguai, Áustria, Peru, Polônia, Chile e Estados Unidos. Ao todo, mais de quatro mil pessoas, entre competidores e acompanhantes, estiveram envolvidas no evento.

A rápida adesão à prova reforça seu prestígio: as três mil vagas disponíveis se esgotaram em apenas 20 dias. O primeiro lote de inscrições foi preenchido em menos de 40 minutos. A organização optou por manter o número limitado de participantes para preservar a qualidade da experiência no ambiente de conservação.

Além do desafio esportivo, a Meia Maratona das Cataratas também se destacou pela preocupação com a sustentabilidade. Todas as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento serão compensadas com créditos de carbono reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tornando a edição deste ano carbono neutro.

O vencedor da categoria masculina nos 21 km foi o capixaba Jonilson Pinto Prates, que celebrou a estreia na prova com o primeiro lugar. “Me preparei por dois meses para essa prova. Sabia que o percurso tinha variações e inclinações. É a minha primeira vez participando. Uma prova com clima e recepção excepcionais. Na minha primeira vez, ser campeão é muito gratificante.”

Na disputa feminina, a paraguaia Florencia Carrizosa Llano garantiu o primeiro lugar. “Estou muito feliz por voltar a correr. Escolhi esta prova para ser a minha primeira corrida em muito tempo.”

O diretor-presidente da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação ao parque e pela organização da corrida, Mario Macedo destacou a dimensão simbólica da prova. “A prova é uma celebração do esporte, do lazer e de novas formas de conexão com a natureza ímpar do Parque Nacional do Iguaçu. Correr no parque é mais uma forma de conhecer e contemplar as Cataratas do Iguaçu. Estamos ansiosos para ampliar essa experiência em 2026. Agradecemos aos patrocinadores e parceiros que confiaram e construíram com a Urbia Cataratas esse evento.”

A corrida também integrou o projeto de comemoração dos 50 anos da marca esportiva Olympikus, sendo uma das 50 provas escolhidas para representar o Brasil sob o conceito “para correr com os olhos” — eventos em que o cenário é tão marcante quanto o esforço físico.

A organização da Meia Maratona foi feita em conjunto entre a Urbia Cataratas S.A. e o Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio, com apresentação da Olympikus. O evento contou com apoio do Fundo Iguaçu e patrocínio de empresas como Nissei, Powerade, CCR, La Frutta, Sferriê, Limber, Polina Alimentos, Indigo, Arcor, Helisul Experience e Palhas Buriti. A promoção foi da RPC.

 

Números da 16.ª Meia Maratona das Cataratas:

  • 3.016 atletas concluintes
  • 1.038 acompanhantes
  • 9 países representados
  • 332 cidades brasileiras
  • 609 atletas de Foz do Iguaçu
  • 465 atletas do Paraguai
  • 40 atletas da Argentina

 

Mais informações:

[email protected]

www.cataratasdoiguacu.com.br

 

  • Da redação com Urbia Cataratas
  • Foto Urbia Cataratas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *