Matriz São João Batista celebrará ordenação de cinco diáconos em fevereiro

A Igreja São João Batista vai ordenar, no dia 4 de fevereiro, às 16h, distinguidos fiéis como diáconos permanentes em uma solene celebração eucarística. A ordenação será presidida pelo ilustre bispo diocesano Dom Sergio de Deus Borges. Os honrados nesse importante evento são Nelson Romaniuk, Joselito Pelissari, Watzlaide Ivan Seixas Nieradka, Valdir Pereira de Souza e Eduardo Chagas.

A ordenação na matriz vai ser a primeira de uma série de três. A segunda ocorrerá no dia 10 de fevereiro na igreja Nossa Senhora de Fátima. A terceira será no dia seguinte, 11 de fevereiro, na paróquia Nossa Senhora de Medianeira.

A celebração é presidida pelo bispo que acolhe a eleição dos candidatos. Os eleitos são interrogados, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenandos prostram-se no chão enquanto toda a comunidade reza por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.

Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.

Já ordenados, os novos diáconos recebem as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles são cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.

Para compreender o ministério do diácono é necessário saber que “toda a atividade da Igreja é manifestação de um amor que procura o bem integral do homem: procura a sua evangelização por meio da Palavra e dos Sacramentos, empreendimento este muitas vezes heroico nas suas realizações históricas; e procura a sua promoção nos vários âmbitos da vida e da atividade humana”. (DCE 19). Não somente há uma atividade caritativa, mas uma organização eclesial sacramental que parte da Igreja para os fiéis.

A Ordenação Diaconal é um momento muito especial para a igreja Católica. O diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres.

Entre as funções dos diáconos estão a de “assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia; distribuí-la; assistir o Matrimônio e abençoá-lo; proclamar o Evangelho e pregar; presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade”, conforme detalha o Catecismo da Igreja Católica (CIC, 1570).

 

  • Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *