Itaipu participa do inventário estadual de aves no Refúgio Biológico Bela Vista
Entre os dias 24 e 30 de setembro de 2024, ocorre o Inventário Participativo de Aves do Paraná (IPAVE-PR), uma iniciativa voltada para a catalogação de espécies de aves em todo o estado. O evento, que envolve a sociedade civil e diversas instituições, busca registrar a biodiversidade em áreas como parques, florestas e refúgios, contando com a participação de observadores e fotógrafos de natureza.
Nesta quarta-feira (25), a Itaipu Binacional se junta à iniciativa, catalogando as aves do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), localizado em Foz do Iguaçu. O inventário será conduzido pelos biólogos Marcos José de Oliveira e Gabriel Lobregat de Oliveira, a partir das 14h. A ação integra as atividades estaduais do IPAVE-PR e visa contribuir com o levantamento de informações sobre as espécies de aves da região.
A última edição do inventário estadual de aves ocorreu em 2012 e também incluiu registros no Refúgio Biológico Bela Vista. Na ocasião, foi destacada a identificação de espécies importantes, como o bagageiro (Phaeomyias murina), com poucos registros no Paraná até então. Este ano, as informações coletadas serão enviadas para plataformas especializadas como o WikiAves e o eBird, mantido pelo Cornell Lab, ampliando o alcance dos dados sobre a biodiversidade local.
O IPAVE-PR tem como objetivo principal atualizar e expandir o conhecimento sobre as aves do Paraná, sendo que os resultados do evento serão publicados em uma nova edição do Livro do IPAVE, sucedendo a edição de 2012.
Sobre a Itaipu
A Itaipu Binacional, com 20 unidades geradoras e uma capacidade instalada de 14 mil MW, é a maior produtora mundial de energia limpa e renovável. Desde o início de sua operação em 1984, já gerou 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, Itaipu foi responsável por 10% da eletricidade consumida no Brasil e 88% do Paraguai, reforçando seu papel no setor energético da América do Sul.
- Da redação com Itaipu / Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional