Itaipu Iluminada vai operar de quinta-feira a domingo em janeiro
Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai ampliar, na primeira quinzena de janeiro, o passeio Itaipu Iluminada, que passará a operar de quinta-feira a domingo. Normalmente, o atrativo é oferecido às sextas-feiras e sábados. A ampliação ocorre em função da alta temporada de turismo, quando mais visitantes vêm conhecer a usina de Itaipu.
A atração inclui a opção de um jantar especial all inclusive, com entrada, prato principal, bebidas e sobremesa. O passeio com jantar custa R$ 150 para o público em geral e R$ 90 para os moradores dos municípios lindeiros ao reservatório do Lago de Itaipu e vizinhos do Paraguai, como Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco. As vagas são limitadas. A duração é de quatro horas.
Para o gerente do CTI, Marcelo Giongo, “para nós, do Complexo Turístico, é uma grande alegria iniciar 2024 com a ampliação do atendimento desta visita, que tem forte apelo ao contexto histórico da usina. E ninguém melhor para contar estas histórias do que aqueles que de fato a viveram, nossos heróis barrageiros”, disse.
Tecnologias aplicadas ao turismo
De acordo com Yuri Benites, diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, que opera o serviço na usina, o aumento no número de visitantes durante a alta temporada servirá para basear a implantação de novas tecnologias de fluxo.
“Estamos em uma nova fase de estruturação do turismo no PTI e no CTI, com a adaptação de tecnologias já dominadas pelo parque que serão trazidas agora para o ambiente de experiência turística”.
Benites adianta que, durante a alta temporada, os técnicos analisarão, em conjunto com os desenvolvedores, onde identificar pontos de gargalo, de incremento de informações e de conteúdos, especialmente, medição e monitoramento do nível de satisfação dos visitantes. “Todas estas iniciativas compõem o processo de implementação do Smart CTI, um marco para a gestão e operação do Complexo”.
Itaipu Iluminada
A programação inclui apresentação musical com artistas da região das Três Fronteiras. O jantar acontece no histórico Restaurante dos Barrageiros, com a participação de ex-operários da usina, que trabalham hoje como guias, contando “causos” da construção da barragem.
Como funciona o passeio
Do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), turistas e moradores(as) seguem de ônibus até o Mirante Central. É ali que ocorre a maior parte da visita, que inclui apresentações do vídeo institucional e de músicas ao vivo e apreciação da iluminação da usina. O passeio continua com a contemplação da barragem iluminada, passando pelos condutos forçados, e jantar – ou retorno ao CRV para desembarque, no caso do passeio tradicional.
Outros passeios do CTI são o Itaipu Panorâmica, Itaipu Refúgio Biológico e Itaipu Especial. Mais informações em https://www.turismoitaipu.com.br/
Gratuidade
Moradores dos municípios lindeiros e vizinhos da fronteira não pagam entrada para o passeio Itaipu Panorâmica, mediante comprovação de moradia e agendamento prévio. No passeio Itaipu Especial, o desconto é de 50%. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (45) 99131.9119.
- Imprensa de Itaipu / Foto: Rafa Kondlatsch/Itaipu