Itaipu e Corpo de Bombeiros do Paraná realizam treinamento inédito de resgate

Com eventos climáticos extremos se tornando mais frequentes, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem investido no aprimoramento de suas técnicas de salvamento. Na última sexta-feira (28), em parceria com a Itaipu Binacional, a corporação realizou um treinamento inédito de resgate em águas rápidas no Canal da Piracema, um dos principais corredores ecológicos da região.

A atividade teve como foco a preparação dos socorristas para ocorrências de enchentes e “cabeças d’água” em áreas urbanas e litorâneas. Para isso, um veículo foi colocado dentro do canal e submerso sob fluxo controlado de água, simulando uma situação real de resgate de vítimas presas em enchentes.

O subcomandante do Grupamento de Operações de Socorro Tático (GOST), capitão Eduardo Niederheitmann Hunzicker, destacou a importância do cenário escolhido. “O Canal da Piracema oferece um ambiente controlado, onde conseguimos simular condições reais sem expor os bombeiros a riscos desnecessários”, explicou.

O treinamento envolveu 35 militares, entre integrantes do GOST, da Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros do Paraná e da equipe de bombeiros da Itaipu. Nos dias que antecederam a simulação com o veículo, os participantes também passaram por treinamentos de remo e descida de corredeiras utilizando botes de rafting.

Para o bombeiro da Itaipu Thiago Salvalágio Brandão o treinamento foi um desafio inédito. “Já participei de treinamentos em rios, mas esse foi bem mais intenso. A correnteza aqui é muito mais rápida”, comentou.

Johnny Gonçalves Reich, também bombeiro da Itaipu, reforçou a importância do planejamento nas operações de resgate. “O briefing inicial é essencial. Chegar ao local, avaliar rapidamente a situação e garantir que cada um saiba seu papel faz toda a diferença”, afirmou.

O coordenador do Corpo de Bombeiros da Itaipu na margem esquerda, Márcio Rodrigo Marqueto Maurício, ressaltou que esses treinamentos são fundamentais para que as equipes estejam sempre prontas. “Cenários extremos não acontecem todos os dias, mas quando ocorrem, precisamos estar preparados. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros do Paraná fortalece nosso trabalho e a segurança da comunidade”, disse.

O treinamento também contou com a participação do treinador do Projeto Meninos do Lago  Angel Cardoso Sanches, que atuou no papel de vítima durante a simulação. “Mesmo sabendo que tudo estava controlado, entrar no carro e ver a água subindo foi uma experiência intensa”, relatou.

Estiveram presentes no treinamento o major Marco Antônio Ferreira Pereira e o sargento Paulo Cesar Bonet, ambos do 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Foz do Iguaçu, além dos bombeiros da Itaipu Johnny da Silva Reis e Tiago Salvalaje Brandão.

  • Da redação com Itaipu
  • Foto: William Brisida/Itaipu Binacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *