Itaipu celebra 40 anos de conservação ambiental com refúgios e reservas

A Itaipu Binacional celebrou, nesta quinta-feira (27), os 40 anos de seus Refúgios e Reservas, considerados uma vitrine de boas práticas ambientais. O evento reuniu empregados das Diretorias de Coordenação do Brasil e do Paraguai no Mirante do Vertedouro da Margem Direita (Paraguai).

Durante a cerimônia, uma placa comemorativa foi descerrada pelo superintendente de Gestão Ambiental, Wilson João Zonin, e pelo diretor de Coordenação executivo, Julio Rodrigo Paredes Duarte. Zonin destacou que o programa Itaipu Mais Que Energia integra água, biodiversidade e clima, e que os 40 anos de Refúgios e Reservas representam um sucesso em reflorestamento e conservação.

 

Desafios

O superintendente Zonin relembrou os desafios enfrentados pelos trabalhadores ao longo desses 40 anos, destacando a falta de incentivo ambiental no passado. “Eles tiveram muita ousadia para iniciar esses processos em tempos difíceis, em que os governantes não incentivavam a pauta ambiental”, afirmou.

No Brasil, a Itaipu recuperou 34 mil hectares de áreas florestais, enquanto no Paraguai foram 100 mil hectares. Essas florestas sequestram cerca de 3 mil toneladas de carbono por ano, contribuindo significativamente para a mitigação das mudanças climáticas.

 

Reconhecimento Internacional

Julio Rodrigo Paredes Duarte ressaltou que o trabalho de Itaipu é um exemplo de desenvolvimento sustentável. Em 2017, as áreas protegidas no Paraguai foram reconhecidas como Reserva da Biosfera pela UNESCO, e em 2019, as áreas do Brasil receberam o mesmo status.

 

Pioneirismo

O ex-superintendente da Itaipu Arnaldo Muller, relembrou os primeiros projetos ambientais, como a Operação Mymba Kuera, que deu origem aos refúgios biológicos da usina. Apesar dos riscos, como a presença de formigas e serpentes, a operação foi bem-sucedida e essencial para a conservação da fauna e flora locais.

 

Eventos Comemorativos

A programação especial dos 40 anos continua neste sábado (29) com a Nanocorrida de Aventura, exclusiva para empregados da Itaipu. Desde o dia 15, a data vem sendo comemorada com eventos como o Arraiá no Refúgio Biológico Bela Vista e passeios ciclísticos em todos os refúgios no lado brasileiro. Um simpósio de trabalhos científicos sobre conservação da biodiversidade está programado para uma data futura.

 

Legado

Oficialmente criadas em 27 de junho de 1984, as reservas da Itaipu promovem a restauração de ecossistemas ameaçados, a conservação da biodiversidade e a integração com a comunidade. Segundo Muller, “não é possível imaginar hoje uma Itaipu sem dar atenção à fauna, à flora e à população que vive no seu entorno”.

  • Da redação com Itaipu / Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *