Incidente com animal silvestre deixa 20 bairros sem luz em Foz; 50 mil ligações foram afetadas
Um incidente envolvendo um animal silvestre em uma subestação de energia elétrica na região do bairro Vila Yolanda, deixou moradores de aproximadamente 20 bairros (mais de 50 mil ligações) sem luz em Foz do Iguaçu. A informação foi confirmada pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). As quedas de luz começaram na noite de terça-feira (16), em períodos relativamente curtos que foram aumentando. Em algumas regiões, o serviço foi interrompido e só retornou perto do meio dia de ontem (17).
Em nota, a Copel informa que “um gambá entrou em uma subestação da Copel no bairro Vila Yolanda, em Foz do Iguaçu, causou curto-circuito em equipamentos no local, resultando em breves desligamentos de energia ontem (terça-feira, dia 16). O primeiro desligamento aconteceu em função do curto-circuito causado pelo animal às 22h34, durou dois minutos e atingiu cerca de 28,8 mil clientes, que, em seguida, passaram a ser atendidos por outro equipamento da subestação”.
A Copel, ainda segundo o informe, precisou realizar novo desligamento breve, que também durou dois minutos, às 22h43, “para realizar manobras na subestação para retirar o animal. Neste momento, cerca de 50 mil unidades consumidoras sofreram a falha momentânea (piscada). Às 23h09, uma nova piscada foi necessária para voltar à configuração normal da subestação”.
A empresa destacou ainda um outro fator, o ambiental, que pode ter contribuído para o corte do fornecimento de energia elétrica. “A região de Foz do Iguaçu registrou temporais localizados, acompanhados de ventos, durante a tarde desta terça-feira (dia 16), que causaram desligamentos localizados”, conclui a nota.
Reação
A internet reagiu, com manifestos sobre o tema em grupos de WhatsApp, Facebook, Instagram e outras redes sociais. “Deve ser uma infestação de gambás então porque quase toda noite a energia e desligada várias vezes”, brincou o internauta Marcio Hanke, em postagem do portal Cidade de Foz do Iguaçu. O animal pertence ao grupo dos marsupiais e à família Didelphidae, tem hábitos noturnos e é típico da região.
“Acordei de madrugada e todos os aparelhos estava desligados”, contou Nádia de Souza, que mora na área rural de Foz do Iguaçu. O serviço, em uma fase da Rua Itaboraí, só retornou próximo ao meio dia de ontem. Uma das preocupações dos moradores é com relação aos equipamentos ligados à rede elétrica, e que podem ficar danificados pelas sucessivas interrupções do serviço, ou mesmo em decorrência de descargas elétricas provocadas por tempestades.
Com a onda de calor das últimas semanas em Foz do Iguaçu e região, o uso de ar condicionado aumentou. “Ter um aparelho é uma questão de qualidade de vida”, comenta Elizângela Muniz, que reside na região do Beverly Falls Park. “É um calorão insuportável. Tem dias que não dá quase para respirar”, afirmou. Nas redes sociais, as reclamações partirão de moradores de praticamente todas as regiões de Foz do Iguaçu.
- Da Redação / Foto: Copel/arquivo