Imagem peregrina de Aparecida já está em Foz; celebrações em honra à padroeira começam hoje
Começam nesta terça-feira (3), em Foz do Iguaçu, as celebrações em honra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A imagem peregrina da santa, que abençoa a cidade todos os anos e abre a programação oficial, chegou na tarde de domingo (1°) e foi recebida por uma multidão de fiéis no campo Gustavão, no bairro Porto Meira.
Vinda do santuário nacional em São Paulo, a imagem foi trazida de helicóptero até a fronteira, onde permanecerá em exposição até o dia 12 de outubro, na Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida.
Sacerdotes de várias paróquias, juntamente com o bispo Diocesano Dom Sérgio de Deus Borges, recepcionaram a padroeira do Brasil com a celebração de uma missa campal. Tendas foram montadas para abrigar os fiéis, que se emocionaram e pediram graças.
“É a visita da mãe aos seus filhos. Esta imagem tão pequena e tão bela, que vem de Aparecida para nos visitar, mostra toda a maternidade de Deus, ele que nos ama, que nos olha com todo o amor”, disse o bispo.
Com rosas e terços nas mãos, os fiéis rezaram e aguardaram pacientemente para tocar na santa e fazer aquele pedido especial. De hoje até a quarta-feira (11) haverá celebração da novena e missa diariamente às 6h, 15h e 19h.
No dia 8 (domingo) acontecerá a festa em homenagem a Nossa Senhora, com almoço festivo servido ao meio-dia e bingo. A programação será encerrada no dia 12, feriado nacional da padroeira, com uma série de celebrações. As missas devem começar a meia-noite, sendo encerradas às 19h com a coroação da virgem.
A programação detalhada está disponível no Facebook da Paróquia Espírito Santo: @comunidadecatolicaportomeira. A igreja está localizada na Rua Brilhantes, n° 203, bairro Parque Ouro Verde. Maiores informações pelos telefones: (45) 3527-1058 e (45) 99963-8587.
Peregrinação
Tem início hoje também a tradicional peregrinação dos romeiros de Foz e região ao monumento de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia. Para receber os fiéis a prefeitura do município organizou uma megaestrutura com tendas, massagistas e fisioterapeutas, frutas, copa e cozinha, bebedouros, internet com wi-fi livre, estacionamento gratuito, colchonetes para descanso, venda de artesanato e artigos religiosos.
A organização da Semana da Padroeira no Oeste conta com o apoio das secretarias municipais, instituições privadas, sociedade civil, entidades e voluntários em geral. Até o dia 11 haverá celebrações com bispos e padres de diversas cidades, sempre as 19h30. No dia 12 as missas começam a 0h e seguem até às 15h.
Instituído como Polo Turístico Religioso do Paraná através da Lei Estadual 13.193/01, o Monumento de Aparecida é visitado por romeiros de todos os lugares do país e do exterior. Localizada no ponto mais alto do município, a 367m de altitude, a estátua possui 26 metros e é a maior escultura de Nossa Senhora Aparecida da América Latina. Nesta semana mais de 100 mil pessoas devem visitar a imagem.
Devoção
A devoção a Nossa Senhora teve início em 1717 depois que três pescadores de São Paulo pescaram a santa em uma de suas redes, no Rio Paraíba. Primeiro foi içado o corpo e posteriormente a cabeça. No momento em que a imagem foi recolhida os pescadores tiveram um grande sucesso em sua pesca, montando um altar para a santa na casa de um dos trabalhadores. Hoje a imagem original está preservada no Santuário Nacional de Aparecida, que recebe milhares de devotos todos os anos.
- Da redação / Foto: divulgação