Hospital Itamed passou por um ano de mudanças, mas manteve o propósito de sempre: cuidar

O cuidado humanizado, a segurança do paciente e a modernização sempre foram compromissos do Hospital Itamed. E estes pilares de atuação foram reafirmados no ano de 2024 pela Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do Hospital, Plano de Saúde, Centro Clínico e Laboratório de Análises Clínicas. Em um ano de mudanças, o complexo de saúde passou por um reposicionamento de marca, aprovação do seu planejamento estratégico 2024-2028, novos investimentos e parcerias que destacam a instituição como referência em saúde para a região.

A grande novidade, anunciada recentemente pela Fundação, foi a unificação das suas marcas. Com o nome Itamed, a instituição lembra a todos que, não importa a unidade de atendimento, o comprometimento com a qualidade e segurança serão os mesmos. O nome ainda traz aos pacientes e parceiros mais clareza, transparência e confiança.

O complexo de saúde é um dos mais importantes para o estado, bem como o mais completo na região de Foz do Iguaçu, com atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), planos conveniados e particulares, e 45 anos de história.

Segundo o diretor-superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira, 2024 foi um ano de mudanças importantes. “Uma instituição que não se renova fica estagnada e, quando falamos em saúde, não podemos deixar isso acontecer, pois as doenças evoluem, a busca por atendimento aumenta, e nós temos que estar preparados para o futuro. Sempre fomos destaque por estarmos na vanguarda, sempre atualizados, e neste ano reafirmamos isso”, evidenciou.

Em maio deste ano a Fundação finalizou o seu planejamento estratégico 2024-2028. Isso foi importante para que as diretrizes repassadas pela instituidora, a Itaipu Binacional, pudessem ser alcançadas tanto no âmbito administrativo, quanto de gestão e infraestrutura. Os objetivos estratégicos tratam de temas em resultados, partes interessadas, processos internos e aprendizado e crescimento.

O planejamento serviu ainda para atualizar a missão: “promover a saúde e cuidar das pessoas, valorizando vidas”, bem como a visão: “Ser referência na excelência do cuidado em saúde, de forma humanizada e sustentável”, e os valores: “Agilidade, atendimento humanizado, comprometimento com a vida e responsabilidade social, desenvolvimento de pessoas e valorização do conhecimento, engajamento com espírito de equipe, excelência na qualidade e segurança dos serviços, gestão sustentável, inovação, integridade e resiliência”.

Uma reestruturação departamental também é fruto do planejamento estratégico, para promover maior eficiência administrativa e alinhamento às melhores práticas de governança. A atualização reforça o compromisso da instituição com a modernização, eficiência e qualidade em sua gestão administrativa. “Buscamos simplificar processos e melhorar a agilidade na tomada de decisões, assegurando conformidade e transparência nas instâncias decisórias”, explicou Gilmar. Transparência, aliás, é um dos focos para 2025. “Não somos uma instituição pública, mas recebemos repasses financeiros, atendemos a toda população, e queremos que todos tenham ciência do que estamos fazendo, é parte do nosso compromisso”, completou.

Modernização de contratos e plano de carreira aos colaboradores também estão nos planos para o novo ano.

 

Investimentos Itaipu Binacional

Em 11 de dezembro, o diretor geral-brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, anunciou, por meio da celebração de um protocolo de intenções, a previsão de novos investimentos no hospital de quase 100 milhões de reais, já em 2025. Os recursos serão destinados à manutenção dos serviços de excelência, aquisição de equipamentos médico-hospitalares de ponta, investimentos em tecnologia da informação, e novas obras de infraestrutura a fim de garantir mais eficiência nos processos hospitalares, conforto aos pacientes, segurança e integridade dos dados.

O investimento previsto reflete a missão da Itaipu de contribuir para o desenvolvimento regional do Brasil e do Paraguai, alinhando-se às diretrizes do governo federal para promover o bem-estar das pessoas e a inovação no setor da saúde. No mesmo ato, realizou-se a entrega simbólica de sete veículos que reforçarão a frota da instituição, como caminhonetes e carros menores, com excelente condição de uso e beneficiarão as atividades e serviços da Fundação.

 

Parceria com grandes instituições de saúde

O trabalho em parceria com outros hospitais sempre foi destaque na Fundação. Neste ano, a parceria com a HCOR – Consultoria e Gestão, rede de excelência com quase cinco décadas de experiência em serviços médico-assistenciais, permitiu a construção do planejamento estratégico.

Já no anúncio de novos investimentos, a Itaipu Binacional aproveitou a ocasião para oficializar um convênio com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba – referência em hospital pediátrico no país –, no valor de R$ 15 milhões, com contrapartida de parceria com o Hospital Itamed, em um passo fundamental para aprimorar a qualidade da assistência médica e impulsionar a saúde na região oeste do Paraná.

As colaborações promovem uma troca valiosa de experiências e ações conjuntas para beneficiar a comunidade.

 

“O ano de 2024 foi uma oportunidade para iniciarmos um novo momento no Hospital Itamed. Queremos afirmar para a população que o nosso compromisso com a saúde continua, já com grandes planos para o próximo ano, sem deixar a nossa história se apagar. São 45 anos de hospital e continuaremos a ser referência e atendendo a todos, independente da fonte pagadora”, concluiu o diretor-superintendente, Gilmar de Oliveira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *